quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Peregrinação para Meca - Parte II

Mais de 3 milhões de muçulmanos jogam pedras num muro nos arredores de Meca, raspam a cabeça e sacrificam animais, como parte dos rituais do terceiro dia do haj - a peregrinação a Meca, que é um dos cinco pilares do islamismo e deve ser realizado pelo menos uma vez na vida por todos os muçulmanos que tiverem condições financeiras e físicas.

Muitos chegam ao muro, em Mina, com os pés inchados e pernas doloridas após caminhar por 20 quilômetros pela região de Muzdalifa. Durante a jornada, feita durante a noite, os peregrinos coletam ao menos 49 pequenas pedras para o ritual conhecido como apedrejamento do demônio.
A cerimônia lembra a passagem na qual satã tentou dissuadir Abraão de seguir a ordem de Deus para que sacrificasse seu filho. As pedras representam Abraão rejeitando o demônio e a crença em sua fé.

O ritual do apedrejamento é considerado o momento mais perigoso do haj, já que há uma grande concentração de pessoas. No hajj do ano passado, 362 peregrinos morreram pisoteados durante a cerimônia, que reuniu cerca de 2 milhões de muçulmanos.

O 3º dia do Hajj, é chamado de "o dia do sacrifício", no qual os peregrinos matam um animal, geralmente um carneiro, mas que também pode ser uma cabra, uma vaca ou uma camelo. O ritual é para lembrar quando Deus permitiu que Abraão sacrificasse um cordeiro no lugar de seu filho. A maioria dos peregrinos não vê o animal sendo morto. Eles compram cupons e confiam às autoridades sauditas o sacrifício. A carne dos animais é doada aos pobres.

A maioria dos peregrinos que chega em Mina, após passar pelo Monte Arafat, fica na cidade por dois dias, para ler o Alcorão e se purificar. O governo saudita ergue tendas em extensos terrenos no local para abrigar os muçulmanos, mas alguns deles preferem acampar nas montanhas da cidade.

Em seguida, os peregrinos voltam a Meca, o lugar mais sagrado do islamismo, para encerrar o hajj. Lá, eles contornam sete vezes a Caaba - um bloco de pedra negra localizado no centro da grande mesquita da cidade, a Masjid al-Haram. Os peregrinos acreditam que a Caaba foi erguida por Abraão e por seu filho.

Em seguida, eles fazem a oração final e pedem a Deus(ALLAH) que aceite sua peregrinação. Apesar de não ser obrigatório, muitos peregrinos deixam Meca e seguem até a cidade de Medina, onde visitam a mesquita do Profeta Maomé, seu túmulo e o de Fátima.

Apesar de ser realizado entre uma multidão, o hajj é uma cerimônia solitária, onde cada um deve se comunicar diretamente com Deus(ALLAH). O hajj começa sempre no oitavo dia do mês lunar islâmico, conhecido como Dhul Hijja.

DIA-A-DIA DO HAJJ

Meca - É na cidade mais sagrada do mundo islâmico que começa a peregrinação de 3 milhões de muçulmanos.

Monte Arafat - É para lá que os peregrinos seguem, após partir de Meca. No local ocorre o momento mais espiritual da peregrinação, quando os fiéis pedem perdão.

Apedrejamento do demônio - Ritual no qual se atira pedras em um muro e se lembra o momento em que Abraão resistiu às tentações de satã.

Sacrifício de um animal - Simboliza o carneiro que Abraão sacrificou no lugar de seu filho.

Retorno a Meca - Os peregrinos se reúnem na mesquita da cidade e têm de dar sete voltas na Caaba, um bloco de pedra negra considerado sagrado pelo Islã.

Nenhum comentário: