quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Para gostar de ler.(parte 08)

Nesses tempos de Carnatal, eu , arredio a esse tipo de "festa", folheando meus livros, encontrei no grande Auguto dos Anjos, poeta paraibano, um soneto bastante sugestivo.

Idealização da humanidade futura

Rugia nos meus centros cerebrais
A multidão dos séculos futuros
— Homens que a herança de ímpetos impuros
Tornara étnicamente irracionais! —

Não sei que livro, em letras garrafais,
Meus olhos liam! No húmus dos monturos,
Realizavam-se os partos mais obscuros,
Dentre as genealogias animais!

Como quem esmigalha protozoários
Meti todos os dedos mercenários
Na consciência daquela multidão...

E, em vez de achar a luz que os Céus inflama,
Somente achei moléculas de lama
E a mosca alegre da putrefação!

Nota do Blog: interessante, não? muito interessante!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A poesia é muito linda. Parabéns pelo bom gosto. Tem uma poesia que acho muito linda e diz muito sobre a pouca importânia que dão aos nossos poetas populares. Eu não encontrei na internet. Eu ouvi no CD de Maria Bethânia atual sobre as águas. Um CD duplo. Prof Adailton, se o senhor tiver, seria interessante postar no blog. Como uma forma de dá importância aos nossos poetas e ao mesmo tempo fazer uma crítica. É mais ou menos assim: "nossos estudantes deveria saber de cor o nome de todos os poetas populares..."
Muito bom!! Maria Bethânia recitando é um espetáculo. Tchau!!