quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Conselho de Ética absolve Paulinho.


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara absolveu, nesta quarta-feira (3), o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP). Por 10 votos a 4, o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que pedia a cassação, foi rejeitado. Com a absolvição, o caso poderá ao plenário se houver um recurso assinado por 52 deputados ou por um líder de uma bancada que tenha 52 deputados.

Votaram pela absolvição de Paulinho os deputados Fernando Melo (PT-AC), Leonardo Monteiro (PT-MG), Sandes Júnior (PP-GO), Wladimir Costa (PMDB-PA), Efraim Filho (DEM-PB), Dagoberto (PDT-MS), Abelardo Camarinha (PSB-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Marcelo Ortiz (PV-SP) e Rômulo Gouveia (PSDB-PB). A favor da cassação ficaram apenas Paulo Piau (PMDB-MG), Moreira Mendes (PPS-RO), Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS) e Solange Amaral (DEM-RJ). Caberá ao deputado José Carlos Araújo fazer o relatório pela absolvição do colega, como definiu o conselho. Se o novo relatório apresentar como causa da absolvição a inépcia [falta] de provas, o caso não poderá ir a plenário.

Presidente da Força Sindical, Paulinho foi julgado pelo Conselho pela denúncia de participação em um esquema de desvio de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desmontado pela Operação Santa Teresa da Polícia Federal. A defesa afirma que o deputado do PDT não participou de qualquer irregularidade.

O relatório de Piau pedia a cassação do colega baseado em trechos do relatório da Polícia Federal. Para o relator, cheques rastreados pela PF mostrariam que Paulinho se beneficiou do esquema por meio de duas ONGs: “Meu Guri” e “Luta e Solidariedade”. O peemedebista, no entanto, admitiu que não há prova de repasse direto para Paulinho.

Piau chega a se referir ao presidente da Força como “figura central” do esquema. Para defender esta tese, o relator destaca que todos os envolvidos eram próximos ao deputado e o procuraram assim que a operação da PF foi deflagrada pedindo apoio.

“Meu relatório é técnico e é a expressão da verdade. Não existem suposições, existem fatos e provas e o conjunto de provas aponta a existência do desvio de recursos do BNDES. O deputado Paulo Pereira da Silva sabia do esquema, se beneficiava do esquema, embora não recebesse recurso na sua conta bancária”, disse Piau.

A defesa nega que o deputado do PDT tenha qualquer participação no esquema. O advogado de Paulinho, Leônidas Scholz, afirma que até os supostos desvios do BNDES não foram confirmados porque auditorias internas não encontraram qualquer irregularidade.

O principal argumento da defesa, no entanto, diz respeito à movimentação financeira do próprio deputado. Scholz destacou a afirmação do próprio Piau de que não há prova de recebimento direto de recursos pelo presidente da Força. “Não há centelha de prova de que um níquel destas supostas comissões tenha sido remetido em prol do representado”.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/, em 03.12.2008, as 13h39min.
Nota do blog: a charge e o texto acima se completam? e se fosse voce, seria absolvido? outro dia postei um artigo com o título o advogado do diabo e disse, respondendo a um comentário, que pra mim, JUSTIÇA e DIREITO são diferentes. Fui contestado; não me afasto desta idéia, por enquanto. Até creio na filosofia do Direito e acho a ciência jurídica muito bonita; Mas, isso é outra história.

5 comentários:

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Meu irmão como você Eu também me decepciono a cada dia com nossos"Representantes Populares". Você ainda acredita que um dia haverá cassação de mandatos se todos tem rabo preso?

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Amigo Adailton Rui Barbosa disse uma vez que: "Política era a saúde de uma sociedade". Hoje eu digo "Política é a arte de enganar os Bestas". Um abraço indignado meu Amigo.

Adailton Figueiredo disse...

Prezado Bosco,

Gosto de política como ciência; tenho-a no sangue, desde criança ouvindo meu saudoso pai. Contudo, a maioria dos políticos afasta as futuras gerações decentes da dessa tão bela arte.

Anônimo disse...

sem dúvidas vocês estão corretos,o que chamamos de "políticos" hoje em dia,denigre a imagem do que realmente deveria ser a nossa política,afastando assim as mentes brilhantes e honestas dos cargos!!

Marília Dantas disse...

"Lamento informar, mas os senhores estão demitidos!" - aí está o que eu gostaria de dizer a alguns senhores residentes em Brasília.
O que acontece: eles foram contratados por mim, por você e por uma série de brasileiros honestos e trabalhadores, que lhes pagam excelentes salários (com direito a até castelo!), através de impostos altíssimos.
Eu me refiro, "companheiros", àqueles senhores que elegemos por voto popular para que nos representassem no Senado e Câmara federais. Acontece que certos indivíduos que nos juraram lealdade, respeito- e mais uma série de coisas das quais já estamos quase descrentes-, resolveram partilhar do nosso dinheiro ... secretamente!!
Como que de repente, eles esqueceram de uma coisinha boba chamada ÉTICA. Houve até quem dissesse estar "se lixando" para a opinião pública!
Se eu estiver errada me corrijam, "companheiros", mas isso não seria uma mais do que justa causa para a demissão desses "meninos maus"??
Já cheguei ao ponto de querer desistir, pois a cada dia vejo mais e mais defesas a esses nossos subordinados. Parece impossível para nós controlarmos esta empresa.
É duro, mas os indicadores somente apontam a eminente falência da BRASIL S/A.
Mantenhamos a calma.
Se não fizermos alarde, perderemos só mais alguns bilhões (porque de ÉTICA já não resta mais nada!). A opinião pública é muito volúvel, ... de um jeitinho bem brasileiro iremos contornar a situação.
No final, como sempre, teremos pizza. Mas tem que ser secreto, sabe como é brasileiro, né? Adora uma boquinha livre ...