Idade Antiga
1.0 – Civilizações potâmicas – Egito e Mesopotâmia.
1.1 – Características políticas: Monarquia Teocrática.
1.2 – Características econômicas: Terras estatais.
Servidão coletiva.
Obras de irrigação.
Intervenção estatal na economia.
1.3 – Características sociais: Sociedade estamental.
1.4 – Características culturais: Religião influenciando a produção Cultural.
Obs.: Hebreus – destacam-se pela crença monoteísta (base para o cristianismo e o islamismo) e pela produção do Antigo Testamento.
2.0 – Civilizações marítimas – Grécia e Roma.
2.1 – Características políticas: descentralização (Grécia) e centralização ( Roma)
2.2 – Características econômicas: comércio marítimo e escravismo.
2.3 – Características culturais: antropocentrismo e racionalismo
Grécia - não esquecer:
Guerra greco-pérsica: disputa pelo controle do mediterrâneo.
Guerra do peloponeso: “suicídio das Cidades-Estados”.
Roma – não esquecer:
Políticas otavianas: Paz Romana e Pão e Circo.
Causas do declínio: extensão territorial, corrupção, crise do escravismo, o cristianismo e as invasões bárbaras.
Idade Média.
1.0 – Árabes
1.1 – Expansão à Europa: expandir o comércio e o islamismo (Jihad).
1.2 – Contribuições culturais: matemática, física, alquimia, arquitetura, literatura, etc.
2.0 – Feudalismo - Características:
2.1 – Política: descentralização.
2.2 – Econômica: agricultura de subsistência, comércio de troca, pouca circulação de moeda e grande quantidade de impostos recaindo sobre os servos, principalmente.
2.3 – Sociedade: clero, nobres e servos.
2.4 – Causas do declínio: Cruzadas, Guerra dos Cem Anos, Peste Negra e Revolução
Comercial.
3.0 – Cultura Medieval:
3.1 – Teocentrismo, misticismo, fundamentada na fé.
3.2 – Destaques: Filosofia (Patrística e Escolástica), Arquitetura (Românico, Gótico), etc.
Idade Moderna.
1.0 – Renascimento Cultural.
1.1 – Movimento burguês.
1.2 – Características: antropocentrismo, racionalismo, humanismo e padrões clássicos.
1.3 – Principais representantes: Dante Alighieri, Boccaccio, Maquiavel, Camões, Cervantes, Shakespeare, Michelangelo, Da Vinci, Rafael Sânzio.
2.0 – Expansão Marítima:
2.1 – interesses: expandir o comércio e o catolicismo e consolidar o absolutismo.
2.2 – conseqüências: mudança do eixo comercial do mediterrâneo para o Atlântico, descoberta e colonização da América.
3.0 – Absolutismo:
3.1 - Centralização do poder a partir da aliança do rei com a burguesia.
3.2 – política econômica: mercantilismo ( metalismo, balança comercial favorável, monopólio, intervenção estatal na economia, colonialismo)
4.0 – Reforma Protestante:
4.1 – Causas: venda de Indulgências, de simonias e de relíquias.
4.2 – Principais correntes: Luterana, Calvinista e Anglicana.
5.0 – Iluminismo:
5.1 – Movimento burguês contra o Absolutismo e o mercantilismo.
5.2 – Proposta: substituir o absolutismo pela democracia e o mercantilismo pelo liberalismo econômico.
5.3 – Principais escolas econômicas: Fisiocrática e Clássica.
5.4 – Principais representantes: Voltaire, John Locke, Montesquieu e Rousseau.
Idade Contemporânea.
1.0 – Revolução Francesa.
1.1 – Movimento burguês, maior vitória das idéias iluministas; derruba o absolutismo na França.
1.2 – Causas: Crise econômica, o absolutismo, o iluminismo.
2.0 – A Revolução Industrial:
2.1 – Conjunto de transformações técnicas iniciadas na indústria têxtil, na Inglaterra, em 1760.
2.2 – Conseqüências: rígidas jornadas de trabalho, exploração da mão-de-obra feminino e infanto-juvenil, pagamento de baixos salários, péssimas condições de trabalho, inexistência de direitos trabalhistas, etc.
3.0 – Imperialismo:
3.1 – Corrida das nações industrializadas para áreas da Ásia e da África.
3.2 – Justificativas:
A) Darwinismo social
B) Racismo.
Obs.: O aparthaid.
4.0 – I Guerra Mundial.
4.1 – Disputa por mercados envolvendo a Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra) contra a Tríplice Aliança (Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha).
4.2 – Vitória da Entente e as “injustiças do Tratado de Versailles”.
5.0 – A Revolução Russa.
5.1 – Primeira vitória das idéias marxistas.
5.2 – Provocada pelas péssimas condições de vida da população russa em função da participação na I guerra.
5.3 – Lênin e a saída da I Guerra.
5.4 – A ditadura de Stálin, a participação na II Guerra e a Guerra Fria.
5.5 – A crise da década de 1980 e a nova ordem econômica mundial.
6.0 – O período entre guerras.
6.1 – A crise de 1929 e o New Deal.
6.2 – O surgimento dos regimes fascista e nazistas.
Características.
Ultra nacionalismo
Militarismo
Partido único
Expansionismo
Culto ao líder.
Racismo (nazismo)
7.0 – A II Guerra Mundial.
7.1 – Disputa por mercados envolvendo a Aliados (França, U.R.S.S e Inglaterra) contra o Eixo (Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha).
7.2 – As bombas atômicas marcam o fim da guerra.
7.3 – Conseqüência:
A) A Guerra Fria.
A corrida armamentista.
A corrida espacial.
Plano Marshall x Plano Molotov.
O.T.A.N x Pacto de Varsóvia.
Os conflitos periféricos. (Cuba, Vietnã, a questão palestina,etc).
8.0 – O fim da guerra fria e a globalização.
13 comentários:
Adailton, o feudalismo era amonetário ou é melhor falar que havia pequena circulação de moeda?
Em algumas regiões, a circulação de moeda praticamente parou, principalmente em centros produtores agrícolas. Entretanto, em regiões comerciais (principalmente no mar do norte e no Mediterrâneo) as moedas permaneceram em circulação, mesmo em menor quantidade.
Por isso, seria melhor falar que havia pouca circulação de moeda.
Laura,
Você está correta.Vou fazer a correção. Agradeço a sua colaboração. Sucesso no vestibular.
Obrigada! =)
Adailton,
a peste negra não seria uma consequência do fim do feudalismo,já que apos a crise desse sistema as pessoas sairam do campo e foram pra cidade,fazendo com que assim o excedente populacional crescesse?
Isabelle,
A peste negr é uma das causas da queda do feudalismo por ter provocado uma substancial queda na oferta de mão-de-obra provocando a exigencia de novas formas de pagamento pelo trabalho.
Feliz vestbular.
Obrigada Adailton.
a prova d história agora estava muito parecida com as aulas de João Carlos, teve questão sobre o ouro d minas gerais (barroco), gilbeto freyre, os portugueses e indios, a risada como profana..
muito obrigado João carlos. =)
Adailton,
Vc é o cara... quem prestou atenção a suas aulas e captou a forma de pensar história matou a pau na prova.
brigadão, de coração!
Anônimo,
Obrigado pelo comentário acima.É muito estimulante para nós esse tipo de depoimento. Todavia, não posso deixar de dizer que esse traalho, graças a Deus vitorioso, é fruto de uma EQUIPE coesa e amiga.
Deus nos abençõe e sucesso prá você do vestibular.
Oi euipe do CIS!
Gostaria que vocês resgistrassem a impressão que tiveram da prova deste ano. Eu gostei, percebi que não houve muita "decoreba".
Abraçoooo
pra direito....uma nota boa em geo e hist seria quanto esse ano?
Em História, acredito que acima de 9 questões objetivas.
Postar um comentário