Amigos!
Aí está a chave de respostas que a equipe produziu sobre a prova dissertativa de História.
Questão 05
A) O trecho do Corão conclama os fiéis muçulmanos a lutar contra aqueles que seriam "infiéis", ou seja, não-islâmicos. Tal idéia justifica a expansão muçulmana a partir da jihad (guerra santa) frente as outras populações. Assim, esse aspecto foi fundamental para a consolidação dos domínios territoriais apresentados no mapa, como o norte da África, a península Ibérica e regiões da Ásia.
B) São várias as conseqüências de natureza econômica, dentre as quais: restrição do comércio mediterrânico aos europeus, aumento do preço dos produtos oriundos das rotas comerciais devido ao monopólio muçulmano, a ruralização e a feudalização da Europa ocidental.
C) De natureza cultural, pode-se lembrar: expansão da fé islâmica, difusão do conhecimento científico do oriente, desenvolvimento e sofisticação da matemática, medicina, física e biologia, tradução de obras da filosofia greco-romana, difusão de invenções chinesas (bússola, astrolábio, papel, pólvora).
Questão 06
A) O American Way of Life consolidou a postura de liderança dos Estados Unidos no mundo capitalista, defendendo posturas contrárias ao comunismo soviético, como a defesa da democracia liberal e da propriedade privada. Entretanto, quando da ameaça de comunismo, os EUA apoiaram golpes de direita, como acontece no Chile, Argentina e Brasil. O aluno também poderia destacar o embargo a Cuba.
B) O American Way of Life contribuiu na medida em que despertava os desejos consumistas e a idéia da conquista da felicidade através da posse de bens materiais (eletrodomésticos e automóveis, por exemplo).
Questão 07
A) Para responder essa questão o aluno deveria explicar aspectos que marcaram o poder político brasileiros à época, como o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-leite. os quais terminavam por restringir a participação popular no campo ou na cidade e consolidar o poder das oligarquias, principalmente as que se ligavam às estruturas agrárias arcaicas.
B) A década de 1920 apresentou inúmeros movimentos que criticavam a política nacional. Podemos destacar:
Aí está a chave de respostas que a equipe produziu sobre a prova dissertativa de História.
Questão 05
A) O trecho do Corão conclama os fiéis muçulmanos a lutar contra aqueles que seriam "infiéis", ou seja, não-islâmicos. Tal idéia justifica a expansão muçulmana a partir da jihad (guerra santa) frente as outras populações. Assim, esse aspecto foi fundamental para a consolidação dos domínios territoriais apresentados no mapa, como o norte da África, a península Ibérica e regiões da Ásia.
B) São várias as conseqüências de natureza econômica, dentre as quais: restrição do comércio mediterrânico aos europeus, aumento do preço dos produtos oriundos das rotas comerciais devido ao monopólio muçulmano, a ruralização e a feudalização da Europa ocidental.
C) De natureza cultural, pode-se lembrar: expansão da fé islâmica, difusão do conhecimento científico do oriente, desenvolvimento e sofisticação da matemática, medicina, física e biologia, tradução de obras da filosofia greco-romana, difusão de invenções chinesas (bússola, astrolábio, papel, pólvora).
Questão 06
A) O American Way of Life consolidou a postura de liderança dos Estados Unidos no mundo capitalista, defendendo posturas contrárias ao comunismo soviético, como a defesa da democracia liberal e da propriedade privada. Entretanto, quando da ameaça de comunismo, os EUA apoiaram golpes de direita, como acontece no Chile, Argentina e Brasil. O aluno também poderia destacar o embargo a Cuba.
B) O American Way of Life contribuiu na medida em que despertava os desejos consumistas e a idéia da conquista da felicidade através da posse de bens materiais (eletrodomésticos e automóveis, por exemplo).
Questão 07
A) Para responder essa questão o aluno deveria explicar aspectos que marcaram o poder político brasileiros à época, como o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-leite. os quais terminavam por restringir a participação popular no campo ou na cidade e consolidar o poder das oligarquias, principalmente as que se ligavam às estruturas agrárias arcaicas.
B) A década de 1920 apresentou inúmeros movimentos que criticavam a política nacional. Podemos destacar:
- Tenentismo - criticava as estruturas arcaicas da república, lutando pela criação de uma justiça do trabalho e de uma justiça eleitoral, bem como pelo voto secreto.
- Semana de Arte Moderna - repensava a identidade nacional a partir de modelos brasileiros, criticando o academicismo parnasianista. Os modernistas, em suas obras, denunciaram a miséria e exploração sofridas pelo povo.
- Criação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) - organização política de esquerda que criticava as elites cafeicultoras, lutando pelo comunismo no Brasil.
- Movimento das sufragistas - exige maior participação feminina na política e na educação.
- Movimento operário - fortalecimento da classe operária urbana, com a atuação de imigrantes, greves e ideologias anarquistas e socialistas.
Questão 08
A) Djalma Maranhão fez campanhas culturais e educacionais de cunho popular. Em sua administração, Maranhão financiou grupos folclóricos e criou bibliotecas em bairros operários, com o intuito de apoiar e difundir a cultura entre os menos favorecidos. Entretanto, merece destaque a campanha de alfabetização de jovens e adultos - De pé no chão também se aprende a ler - que se utilizava do método Paulo Freire, o qual conscientizava politicamente o aluno.
B) O regime militar acabou com as campanhas lideradas por Djalma Maranhão, além de tê-lo deposto do cargo de prefeito, de onde saiu para ser exilado no Uruguai. Assim, os militares afastaram um destacado líder político natalense e desartircularam suas medidas, consideradas "comunistas" pelos setores conservadores.
A) Djalma Maranhão fez campanhas culturais e educacionais de cunho popular. Em sua administração, Maranhão financiou grupos folclóricos e criou bibliotecas em bairros operários, com o intuito de apoiar e difundir a cultura entre os menos favorecidos. Entretanto, merece destaque a campanha de alfabetização de jovens e adultos - De pé no chão também se aprende a ler - que se utilizava do método Paulo Freire, o qual conscientizava politicamente o aluno.
B) O regime militar acabou com as campanhas lideradas por Djalma Maranhão, além de tê-lo deposto do cargo de prefeito, de onde saiu para ser exilado no Uruguai. Assim, os militares afastaram um destacado líder político natalense e desartircularam suas medidas, consideradas "comunistas" pelos setores conservadores.
26 comentários:
João Carlos, suas aulas foram bastante proveitosas na resolução da prova discursiva de hoje. Parabéns a você e à equipe do cis pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano.
ps.: gostaria de saber se na terceira questão da prova de história, letra b, poderíamos citar revoltas que ocorreram em contestação ao regime político da república oligárquica , sem necessariamente ser uma revolta da década de 20, como a Revolta da Vacina, por exemplo
João Carlos, suas aulas foram bastante proveitosas na resolução da prova discursiva de hoje. Parabéns a você e à equipe do cis pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano.
ps.: gostaria de saber se na terceira questão da prova de história, letra b, poderíamos citar revoltas que ocorreram em contestação ao regime político da república oligárquica , sem necessariamente ser uma revolta da década de 20, como a Revolta da Vacina, por exemplo
Professor, com relação à letra B da questão número 7, nós podemos destacar também o Banditismo e Canudos como manifestações sociais contrárias ao poder político vigente na década de 1920?
João Carlos, suas aulas auxiliaram bastante na resolução das questões discursivas. Parabéns a vc e à equipe do cis. Gostaria também de saber se a b da 7 poderia ser respondida com movimentos de contestação do governo que ocorreram no início do século XX,como a revolta de juazeiro, já que esse também criticava a República oligárquica.
eii!
cadê a letra C da questão 05?!
;)
botem a de geografia tambeeeem!
acho q só acertei umas 3 questoes de historia :s
a questão 7 letra B poderia ser o movimento de Canudos e do Cagaço? que de certa forma se sobressaiam as estruturas politicas da Republica
A questão 7 letra B, poderia ser o movimento de Canudos e o Cangaço?? que de certa forma se sobressaiam a politica da Republica?
7 LETRA B poderia ser Canudos e o Cangaço??
Joao Carlos, na 5 b não podia falar da manutenção da importancia do comercio em algumas regiões (nas dominadas)? Parabéns pela prontidão em divulgar a expectativa de respostas e pelo excelente trabalho no cis. As questões objetivas parece que tinham sido feitas pela sua aula!
João Carlos também queria saber se poderia falar sobre cangaço e Canudos, na B daquela questão sobre a primeira república
Professor, queria saber se era possível na 5 b falar da manutenção da importancia do comercio em algumas regiões (nas dominadas). Outra coisa, na 7 b falei sobre o tenentismo e a coluna prestes. Até falei que a coluna prestes era um movimento tenentista, mas individualizei a importância dela. O senhor acha que atende à expectativa da questão? Ah, e parabéns pela rapidez com que foi divulgada a expectativa das respostas e pelo excelente trabalho no cis. A prova objetiva parece que foi feita a partir das suas aulas....
A letra C da questão 5 está no texto do post. Eu havia pulado na hora em que estava digitando a resposta no blog!
Professor, adorei as expectativas de resposta do CIS. Mas na 7b não poderíamos falar de Canudos e do Cangaço não? Valeu.
Gente, sobre a questão 7, letra B, as revoltas citadas por vocês aqui nos comentários poderiam ter sido colocadas na resposta, uma vez que são elementos que representam a desestruturação do sistema oligárquico. Entretanto, seria melhor ter discutido aspectos da década de 1920, como a Coluna Prestes, por exemplo.
Sobre a questão 05, letra B, de fato o comércio mediterrânico continuou a circular, principalmente nas regiões dominadas pelos muçulmanos.
Pessoal, essa expectativa é feita pela equipe CIS. A comperve, daqui a alguns dias, divulgará a sua expectativa. Ele ampliam bastante as respostas. Fiquem tranquilos!
Agora é relaxar e esperar a vitória! Parabéns a todos vocês!
Eu amo vocêeeeeeeeeees !
hehehhehe
Professor, seria bacana citar na questão 7 B a Semana de Arte Moderna?
Tendo em vista que a primeira fase de tal movimento não tinha caráter critico em relação a politica ou ao social e que isso só veio a acontecer na década de 1930?
Maria Antonela,
Obrigado pelo carinho... nós também amamos voces!
Professor, gostaria de saber se na questão 1 letra B poderia ter sido colocado apenas grande afluxo de riquezas para a região Arabe, o que permitiu a construção de grandes templos por exemplo..
Flávia, seria bom citar a Semana de Arte Moderna. Embora a primeira fase modernista não fosse tão crítica como a segunda, não se pode esquecer que, naquele momento, os intelectuais estavam se movimentando para compreender um novo Brasil, fora das pretensões das estruturas arcaicas da República Velha.
Já a questão 5, letra b, sobre árabes, também poderia se falar do afluxo de riquezas. Afinal, toda expansão territorial vitoriosa gera lucros, assim como aconteceu com Roma, por exemplo.
Por favorrrr! coloquem as expectativas de geografiaaa!
beijosssss
Professor, na questao B da 5, eu falei dos impostos que eram cobrados ao povos conquistados...Pode ser?
Falta só as expectativas de Geografia.
Pode falar dos impostos cobrados. Está no contexto da expansão territorial.
Prof, poderia falar sobre o Golpe do 18 do forte e tenentismo??
O episódio dos 18 do forte não chega a ser um golpe propriamente dito, mas um dos primeiros movimentos de caráter tenentista. Sendo assim, como o tenentismo está na nossa expectativa de resposta como um dos fatores que ocasionaram a crise da Primeira República, não haveria problema em citá-los.
Postar um comentário