domingo, 2 de novembro de 2008

Assessor de McCain é acusado de participar da morte de Jango.

João Goulart.

João Vicente Goulart, filho do ex-presidente brasileiro João Goulart, denunciou à ANSA que um ex-assessor do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, participou da suposta conspiração para matar seu pai.
"Um assessor e companheiro de armas do senador John McCain participou da conspiração para matar o ex-presidente João Goulart durante o seu exílio na Argentina", afirmou em entrevista à ANSA o filho de Jango.
Frederick Latrash era "chefe do escritório da CIA no Uruguai em 1976, onde foi decidido eliminar o meu pai" e, anos mais tarde, "foi membro do gabinete do senador John McCain", detalhou o filho do ex-presidente que foi deposto pelo golpe militar de 1964.

Em 6 de dezembro de 1976, um mês depois da reunião secreta entre o chefe da CIA e agentes brasileiros no Uruguai, João Goulart sofreu um infarto que o levou à morte, em uma fazenda na província de Corrientes, nordeste argentino.


A família de Jango e uma subcomissão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul suspeitam que o ex-presidente não morreu de causas naturais, mas sim envenenado, como parte do Plano Condor, a aliança político-militar dos regimes ditatoriais sul-americanos nos anos 70.


"É suspeito que o corpo de um ex-chefe de Estado brasileiro não tenha sido submetido a uma autópsia na Argentina ou no Brasil", considerou João Vicente. Seu pai teria supostamente consumido uma substância mortal, que aumentou a sua pressão arterial até produzir um derrame e que, após 48 horas, não poderia ser detectada por exames no cadáver.


De acordo com o agente uruguaio Mario Neira Barreto, encarregado por espionar o ex-presidente exilado e atualmente preso no Brasil, o colaborador de McCain teria levado a Montevidéu o comprimido que os agentes secretos colocaram em meio aos remédios de Goulart.


"As pessoas que foram torturadas e desapareceram no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia, no Chile, não merecem que o candidato presidencial norte-americano John McCain tenha um assessor desse calibre", comentou João Vicente.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/eleicoesnoseua2008
Domingo, 2 de novembro de 2008, 16h58 Atualizada às 17h01

Nenhum comentário: