sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Gabarito e expectativa de resposta - quarta semana (História)


GABARITO

1. D

2. C
3. D
4. A
5. C
6. B
7. D
8. D
9. C
10. D
11. A
12. D
13. D
14. A
15. C

EXPECTATIVA DE RESPOSTAS


1.
A) O poder político de padre Cícero Romão pode ser relacionado ao fenômeno coronelista, uma vez que ele se utiliza de práticas assistencialistas e da coerção física e psicológica para controlar a população da região do Crato, no Ceará.

B) Padre Cícero foi o principal líder da revolta do Juazeiro, que ocorreu em reação à política
das salvações proposta pelo presidente Hermes da Fonseca. Por ser ligado à oligarquia Aciole – retirada do poder a mando do marechal – o clérigo organizou uma espécie de exército para lutar contra as forças salvacionistas e reconduzir a oligarquia derrotada ao poder.

2. O modernismo brasileiro apresentou várias idéias que se coadunavam com a busca pela
identidade nacional e a crítica ao “vício da imitação”, destacando-se: crítica ao francesismo literário parnasiano; inserção de expressões coloquiais nas obras literárias; quebra dos parâmetros acadêmicos de métrica e rima; ode à mestiçagem e ao passado brasileiro, inclusive indígena e africano; manifesto antropofágico.
Com essas idéias, os intelectuais visavam criar uma cultura genuinamente brasileira, com aspectos presentes no cotidiano no País, sem que fosse uma cópia da arte francesa ou inglesa.

3. A industrialização proposta por Juscelino Kubitschek acontece num contexto de expansão do
capitalismo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial. Visando aumentar a política de substituição das importações, JK atraiu o capital estrangeiro para criar indústrias de bens de consumo duráveis no Brasil.
Getúlio Vargas, por sua vez, iniciou a industrialização durante a década de 1930, quando o capitalismo vivia sua grande recessão. Assim, utilizou-se da ação estatal para formar indústrias de base, como a CSN e a Vale do Rio Doce.

4.

A) O Populismo foi um fenômeno marcado pela atuação de políticos que, usando-se da demagogia, conseguia apoio das grandes massas para suas plataformas e ações públicas.

B) As reformas de base foram respostas a antigas aspirações que vários setores das classes trabalhadoras – rurais e urbanas. Além disso, foi uma tentativa de João Goulart conseguir maior apoio político por parte da população, uma vez que seu governo estava sendo bastante criticado pelas forças conservadoras.

5. O milagre econômico brasileiro foi um período de grande euforia econômica e crescimento
do PIB durante o governo Médici. Ocorreu a partir de investimentos do capital estrangeiro e estatal e ficou marcado por obras faraônicas, como a estrada Transamazônica, além do aumento do desnível econômico e social. Sua crise se dá após os choques do Petróleo, a partir de 1973, pois o petróleo utilizado no milagre era, em sua maioria, de origem externa. Houve o aumento da dívida externa, cobrança dos juros e o início de uma grave crise econômica que eclodiria no final dos governos militares (década de 1980).

6. Em 1968, o Brasil passava pelo início dos “anos de chumbo” do regime militar, com o
aumento das perseguições políticas, da tortura e o estabelecimento do AI-5. Além disso, houve grande luta de setores contrários à ditadura, como as guerrilhas urbana e rural, a OAB e a UNE.
Já em 1979, a ditadura militar passava por sua crise, começando a dar respostas à sociedade civil. A abertura política (lenta, gradual e segura) e a lei da anistia marcam o período, como demonstra a segunda estrofe.

Nenhum comentário: