quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Chave de respostas - Geografia (terceiro dia do vestibular UFRN)

Questão 09
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil. A atividade salineira potiguar está concentrada na faixa litorânea setentrional do Estado e é favorecida por condições naturais.
Caracterize cinco elementos do clima da região salineira do Rio Grande do Norte que favorece a produção de sal.


Resposta: Dentre os elementos do clima que favorecem a produção salineira, podemos destacar: a ocorrência de um clima semi-árido com suas elevadas temperaturas, a baixa pluviosidade, os ventos constantes que sopram na região(Alísios de Nordeste), a elevada salinidade oceânica, a localização da área salineira em baixas latitudes(próximo ao equador)


Questão 10
Historicamente, as migrações internas no Brasil, estimuladas por fatores socioeconômicos, configuram tendências migratórias diversificadas.
Cite e explique duas tendências migratórias que se destacaram, no Brasil, na década de 1990.


Resposta: A década de 90 promoveu mudanças nos fluxos migratórios interno brasileiros tais como: O deslocamento de Nordestinos voltando do Sudeste, em função da dispersão da economia industrial (migração de retorno), a transferência de sulistas(Catarinenses,Paranaenses e Gaúchos) para o Planalto Central e Amazônia implantando novas fronteiras agrícolas.


Questão 11
Na década de 1970, os Tigres Asiáticos vivenciaram um rápido e intenso processo de modernização econômica, o que os tornou industrializados.
Mencione e explique duas características desse processo de industrialização.


Resposta: Atualmente fazem parte dos Tigres Asiáticos oito países, sendo que Cingapura, Indonésia, Malaísia, Tailândia e Vietnã estão localizados no sudeste asiático. E no extremo oriente se encontram Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan. Os Tigres Asiáticos são nações que se industrializaram muito recentemente e que entre outras características apresentam: Elevado crescimento econômico anual, mão-de-obra abundante e barata, grande facilidade à vinda de capital estrangeiro, segurança interna, com reduzidos conflitos sociais, legislação criminal autoritária e severa, incluindo castigos físicos, legislação tributária simples, sem entraves ao lucro,são plataformas de exportação. Como são países com mão-de-obra muita barata e Legislação criminal autoritária e severa , atraíram empresas principalmente Japonesas e Norte-americanas. É válido salientarmos que empresas multinacionais tem boas relações com governos autoritários pois conseguem lucros com mais facilidade.



Questão 12
A hierarquia urbana diz respeito à influência que as cidades exercem umas sobre as outras, constituindo uma rede urbana. As mudanças ocorridas no padrão técnico-científico-informacional produziram o modelo de hierarquia urbana informacional, representado no esquema abaixo.
A partir dessas informações, explique como funciona a hierarquia urbana no modelo informacional.

Resposta: Neste modelo de hierarquia urbana desenvolvido na era pós industrial ou informacional, ocorre uma maior integração entre as diversas unidades que compôem o sistema em funçao do avanço nos setores de transportes e telecomunicações, encurtando as distâncias entre as pessoas e as cidades, na relação Espaço-Tempo.

8 comentários:

Anônimo disse...

A questão 11 pede: "Mencione e explique duas características desse processo de industrialização."
Entendi a chave de resposta como as característas dos tigres pós industrialização. E acho que o comentário: "É válido salientarmos que empresas multinacionais tem boas relações com governos autoritários pois conseguem lucros com mais facilidade." não cabe como resposta da pergunta.
Vi muita gente comentando que a resposta seria a industria de bens de consumo duráveis e investimento norte-americano na época da guerra fria para formar o "cordão sanitário".

Anônimo disse...

Bosco,
Na questão 10, cabe mencionar as migraçoes intra-regionais, decorrentes do inchaço populacional das grandes cidades e da deseconomia de aglomeraçao, provocando um deslocamento em direção às cidades de médio e pequeno porte dentro da mesma regiao?

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Laura, com certeza voce pode responder desta maneira Eu apenas coloquei dois exemplos de migrações internas atuais.

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Anonimo, EU quiz apenas mostrar que as multinacionais principalmente americanas se beneficiam de governos autoritários.

Anônimo disse...

Obrigada, Bosco! =D

Anônimo disse...

Boscoito, poderia botar na questao de migracoes, a migracao tipo, cidade-cidade, ou centro-periferia, causada pela segregacao economica, consequencia da especulacao imobiliaria??

Anônimo disse...

Bosco, vc acha q na questao do sal, a banca vai corrigir cada acerto como 0.2 pontos?

Anônimo disse...

A salinidade do oceâno é elemento do clima?