sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Anos civil e litúrgico.


Durante a celebração das primeiras vésperas do primeiro domingo do Advento, a Igreja Católica Apostólica Romana dá início a um novo ciclo de celebrações do mistério de Cristo; é o chamado ano litúrgico.

O que é o ano litúrgico? E o que o diferencia do ano civil?

A resposta à primeira questão pede como base a resposta à segunda.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a noção de ano litúrgico, como a que a Igreja tem hoje, foi se desenvolvendo lentamente até a Idade Média.

No início, os primeiros cristãos celebravam a cada semana, precisamente aos domingos, a “memória” da paixão, morte e ressurreição de Jesus, na chamada Ceia do Senhor. Em seguida, as comunidades cristãs começaram a associar a esta celebração o martírio dos apóstolos e de outros discípulos de Jesus, enaltecendo esse modo tão radical de participar do sacrifício e do destino do Cristo e de testemunhar a fé. A partir do IV século se tem notícias de celebrações de outros eventos da vida terrena de Jesus, como o seu nascimento. Assim, todas as celebrações foram sendo organizadas de modo tal que a celebração da Páscoa estivesse sempre no núcleo do ano litúrgico.

Além das celebrações de eventos particulares, surgiram também os tempos litúrgicos, ou seja, períodos de preparação, de penitência, de festejos que têm uma festa como ponto de referência e da qual adquirem seu significado. Aparecem, então, os tempos da Quaresma, da Páscoa, do Advento e do Natal e o Tempo Comum.

Em segundo lugar, faz-se necessário esclarecer que o ano litúrgico é programado segundo o calendário lunar, a partir do cálculo do dia e do mês em que se deve celebrar a ressurreição de Jesus, a Páscoa. Inclusive o início de um novo ano litúrgico, que ocorre entre os meses de novembro e dezembro, é determinado pela celebração da Páscoa.

O ano litúrgico tem início quatro semanas antes do dia 25 de dezembro, logo após a 34ª semana do Tempo Comum. O início do novo ano é assinalado pelo primeiro domingo do Advento. Este abre a cada ano o ciclo das celebrações do mistério de Cristo, preparando a Igreja para a celebração do Natal do Senhor. Com a missa vespertina do Natal do Senhor, na tarde do dia 24 de dezembro, encerra-se o Tempo do Advento e tem início o Tempo do Natal que se estende até o domingo após a Epifania do Senhor, ou Festa de Reis. Na segunda-feira seguinte começa a primeira parte do Tempo Comum (pois este será interrompido para dar lugar ao Tempo da Quaresma, quarenta dias antes da Páscoa). O Tempo da Páscoa vem em seguida, antecedido pelo tríduo pascal. O Tempo da Páscoa dura sete semanas e se conclui com o domingo de Pentecostes. A segunda-feira seguinte marca a retomada do Tempo Comum a partir da semana onde havia sido interrompido antes da Quaresma até completar trinta e quatro semanas. No domingo que abre a 34ª semana do Tempo Comum se celebra a solenidade de Cristo Rei do Universo, encerramento oficial do ano litúrgico que tem como objetivo lembrar que o fim e a finalidade de toda a criação é participar do reinado eterno de Cristo.

Portanto, o ano litúrgico é a estrutura que sustenta todo o culto cristão e que visa celebrar a vida de Cristo, de modo tal que o batizado possa conformar a sua vida àquela do Senhor, seguindo seu exemplo e testemunhando a fé em Deus, através da perseverança diante dos sofrimentos e da gratidão diante dos benefícios recebidos nesta peregrinação rumo à Casa do Pai.

Pe. Elielson Cassimiro de Almeida - Mestre em Liturgia.

Nenhum comentário: