sábado, 22 de novembro de 2008

Dicas para o Vestibular

A Amazônia se destaca cada vez mais no cenário internacional, pelo desmatamento, conflitos fundiários, questão indígena, biopirataria, questão ambiental, grilagem de terras e pelos projetos governamentais( SIVAM, SIPAM)

A energia nuclear é uma das alternativas à substi­tuição das fontes convencionais de energia, mas os gastos na montagem do projeto são elevados.

O Brasil se destaca atualmente na produção de biodiesel, proveniente da mamona, girassol, dendê, pinhão manso, pinhão bravo, soja, babaçu, além de etanol a base de cana-de-açúcar.

A energia solar pode ser aproveitada pela conversão termossolar, com várias aplicações do­mésticas.

O Nordeste brasileiro, principalmente as áreas sub-úmidas e semi-áridas, é uma região que apresenta condições favoráveis à produção de energia solar.

O Protocolo de Kyoto institui o chamado comércio de emissões, pelo qual, dentro de determinados limites, um país desenvolvido pode comprar créditos-carbono de outro que já tenha cumprido a meta de redução das emissões, com isso diminuindo sua própria cota.

O surgimento de uma Nação Palestina no momento atual, gera uma cisão, pois a Cisjordânia é Controlada pelo Hamas, enquanto a Faixa de Gaza é controlada pelo Fatah.

Hamas, Fatah, Jihad Islâmica e Hesbolah são grupos Para-Militares (terroristas), contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre Árabes e Israelenses.

O Rio Grande do Norte Voltou a ter destaque na área de mineração com a exploração de ferro em Jucurutu e a reativação das minas de xelita em Currais Novos, além da exploração de petróleo.

Podemos destacar como Novas Economias no Rio Grande do Norte a apicultura, a avicultura, a caprinocultura, a avicultura, a criação dos Pólos industriais de Mossoró e do Seridó, o turismo, o pólo pesqueiro com destaque para a produção de merluza, meca, atum e sardinha, a fruticultura, geração de energia eólica(Rio do Fogo), além da inauguração recente da Termo-Açu.

5 comentários:

Anônimo disse...

Será que tem condições de cair conflitos internacionais no vestibular?

Anônimo disse...

Professor x) Em que região vem cresenco a atividade pesqueira (meluza)? No litoral leste-sul ou no norte?

Agradecida ^^
Beijoss!

Ps.: Vou arrasaaaaaaaaar no vestibularrrr!

Contato Imediato disse...

e pegue chupeta!!1111

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Tem possibilidades sim, uma vez que este tema faz parte do program do vestibular. fique de olho no Tibet, na Colômbia, na Geórgia, em Mianmar, no Iraque e afeganistão, além do Iran.

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

A Merlusa vem sendo pescada no Litoral Leste e Litoral Norte. Beleza?