segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nossas impressões - segundo dia - vestibular UFRN

Amigos!

A prova de História, na opinão da equipe do CIS, foi clara e bem elaborada, tratando de temas relevantes para o ensino médio. Ela não foi "decoreba" ou conteudista, privilegiando o bom aluno da disciplina - aquele que procura complementar seus estudos lendo outras fontes e tem bom conhecimento de mundo.

O uso de documentos - textos e imagens - foi o ponto forte dessa avaliação, o que mostra a tendência de termos provas semelhantes às de 2002, 2003 e 2004, quando se exigia maior atenção ao candidato. O nível da prova foi médio e nenhuma das questões apresentou erros ou dubiedade, ou seja, não há possibilidades para alteração de gabarito ou até mesmo anulação de quesitos.

Já a prova de Geografia, na opinião do professor Sami, "exigiu do aluno uma maior atenção quanto às pegadinhas. Foi uma prova acessível, porém privilegiou os alunos mais atentos aos detalhes".

Pedimos aos alunos que tiverem dúvidas sobre alguma das questões que coloquem nos comentários. Assim que pudermos, solucionaremos o quesito.

Bom vestibular!

12 comentários:

Anônimo disse...

Questão 26:

B) os colonizadores incorporaram elementos
da cultura indígena, como a técnica da
queimada para o plantio e o cultivo da
mandioca, cuja farinha se tornou um
alimento básico da Colônia.


Os indígenas queimavam o seu próprio habitat?

Quanto a prova, concordo com vocês e seria bom que fizessem a análise de todas as questões. Assim como o Objetivo e o Anglo de SP fazem. Ficaria interessante, cômodo e bastante útil a todos =)

Abraço à toda equipe!

Anônimo disse...

Sobre a prova de geografia, eu tinha uma expectativa de cair mais geografia política e acredito que os professores também, pois nos prepararam mais nesse sentido. Por mais que tenhamos expectativa de ter uma prova mais política ainda a formalidade é predominante... Espero que um dia tenhamos uma prova que tenha mais relação com o pensamento crítico e que de fato avalie a capacidade das vestibulandas e vestibulandos de perceber os as relações socias existentes e as condições que levaram a gente se encontrar onde estamos. Valew equipe do CIS!

Anônimo disse...

A prova de História estava otima mesmo, muito bem elaborada. Tinha medo que fosse muito conteudista, ainda bem que não aconteceu.
Já a prova de Geografia foi horrivel, achei muito dificil. A questão de relevo, do conflito em Israel e da África principalmente.

Na de Historia só tive dúvida na que falava de Vargas (questão 30), marquei a letra A.

Beijo carinhoso a todos os professores.

Anônimo disse...

gostaria de saber o que está errado com a alternativa B da questão 22 e a alternativa B da questão 7. Não consegui achar nenhum erro.

Anônimo disse...

Professores de História, eu gostaria que vocês fizessem um comentário sobre a questão 22 da prova. Provavelmente eu devo ter me confundido, mas é a letra "A" mesmo? Valeu!

Anônimo disse...

Tenho que discordar, professor. A questão de Gilberto Freyre foi absurda, era impossível deduzir pelo enunciado e não havia qualquer trecho que possibilitasse interpretação do pensamento do autor. Assim fica parecendo que a Comperve esqueceu-se de indicar uma obra para o vestibular e colocou a questão por engano.

Anônimo disse...

Por que a questão 22 de história é letra A ?

João Carlos Rocha disse...

Infelizmente não posso responder sobre a questão 7, uma vez que é sobre Português/Literatura.
Quem tiver mais dúvidas, é só postar! Responderei com o maior prazer!
Abraços a todos!

FernandoCortez disse...

era a questão 27, desculpa hehehe

João Carlos Rocha disse...

Fernando, a questão 27 demanava muito cuidado e interpretação de texto. O trecho da historiadora Laura de Mello e Souza colocava que "a comunidade mineira celebra a si própria, ESFUMAÇANDO, na celebração do metal precioso, as DIFERENÇAS SOCIAIS que separam os homens". Isso já justifica o gabarito ser letra A, pois havia o encobrimento da heterogeneidade dos interesses de classes.

Quanto à letra B, o erro estava na idéia de mobilidade social. A historiografia recente critica o princípio de que o ouro permitiu a ascensão social nas minas, pois havia uma grande quantidade de pobreza.

Abraço

Anônimo disse...

ola professores!
Eu queria saber a respeito da questão 44 de geografia. Eu não sabia responder ,mas á respeito da lagoa do bonfim, realmente fica na microrregião de macaiba?
UM grande beijo a todos os professores do cis e parabéns pelo sucesso que vocês conquistaram.
Desde de já muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá professores!
Vou confessar a vocês que não estudei muito, especificamente para o vestibular. No entanto, fiz um ensino médio muito bom e me saí bem nas provas. Porém a de GEOGRAFIA tirou-me a chance de ingressar na universidade este ano. Infelizmente zerei a prova. Acertei mais de 59 questões no total, mas devido ao nervosismo e a complexidade da prova de geografia. Agora rumo ao meu segundo vestibular e desta vez preparada para o que der e vier.