O III ENE – Encontro Natalense de Escritores vai começar. De 27 a 29 de novembro, de quinta-feira a sábado, na praça Augusto Severo na Ribeira, escritores, poetas, jornalistas, romancistas, pesquisadores e intelectuais de diferentes gerações e pensamentos discutirão suas visões e caminhos literários em encontros inéditos por aqui. Estarão juntos escritores nacionais e locais frente a frente com o público dialogando sobre literatura, música, poesia e o que mais permitir a transcendência das palavras. O evento é uma realização da Prefeitura do Natal através da Funcarte.
A mudança de local é uma das novidades do ENE. Diferente dos outros dois últimos anos que aconteceu no largo da Rua Chile, o Encontro Natalense de Escritores passa a se alojar na praça Augusto Severo, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. A outra novidade é a separação dos shows e das mesas literárias. As apresentações acontecem agora num palco montado na área externa.
Entre as mesas literárias mais esperadas estão as duas voltadas para o tema Bossa Nova e Vinícius de Moraes, reunindo nomes como Zuza Homem de Melo, Roberto Menescal, Zé Dias, Damião Nobre, Paula Morelembaum, José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski. A obra de Machado de Assis e o pensamento do escritor Oswaldo Lamartine também serão alguns focos literários em destaque nesta terceira edição do ENE, reunindo nomes como o acadêmico Antônio Carlos Secchin, Murillo Mello Filho, Diógenes da Cunha Lima, e ainda Carlos Newton Jr, Antônio Naud e Woden Madruga.
Outra mesa literária em destaque é "O Escritor editor: conversas sobre o jornalismo literário", reunindo o editor da revista Bravo João Gabriel de Lima o professor e poeta Moacir Amâncio, o escritor Homero Fonseca e o jornalista Alex de Souza.
Arnaldo Antunes estará presente num bate-papo com o público na quinta-feira, conversando sobre poesia, literatura e música, e sobre seu livro "Como É que Chama o Nome disso", que ele irá autografar logo depois. O artista também fará um show acompanhado de banda, depois das 22h.
SERVIÇO:
III Encontro Natalense de Escritores
De 27 a 29 de novembro
Praça Augusto Severo, em frente ao Museu Municipal de Cultura Popular Djalma Maranhão, ao lado do colégio Salesiano, na Ribeira.
PROGRAMAÇÃO:
QUINTA-FEIRA, DIA 27 DE NOVEMBRO
Local: Praça Augusto Severo, Ribeira
16h – TENDA LITERÁRIA.
MESA LITERÁRIA: CONTO, POESIA E OUTRAS CONVERSAS COM CHICO MATTOSO, SILVÉRIO PESSOA, NÍCOLAS BEHR E CARLOS FIALHO (Mediador)
Diferentes gerações de poetas e autores discutem suas visões e caminhos literários, do blog ao livro, do conto ao romance, da poesia surgida nos mimeógrafos ao poema-celular e a letra essencialmente sonora.
Diferentes gerações de poetas e autores discutem suas visões e caminhos literários, do blog ao livro, do conto ao romance, da poesia surgida nos mimeógrafos ao poema-celular e a letra essencialmente sonora.
17h35min — ESPAÇO DO LIVRO.
Os autores Chico Mattoso, Nicolas Behr, Silvério Pessoa e Napoleão Paiva autografam suas obras que estarão à venda no local.
18h30min — ESPAÇO DO LIVRO.
Lançamento do livro 'Vozes e Reflexões – Anais do II Encontro Natalense de Escritores' (Coleção Letras Natalenses), com a presença do organizador, Moacy Cirne.Lançamento do livro 'Panorama da poesia norte-rio-grandense' (Coleção Letras Natalenses), de Rômulo Wanderley.Lançamento de 'Xexéu – O Poeta das Lajes' (Coleção Documento Sonoro), com declamação do cordelista João Gomes Sobrinho (Xexéu).
19h — TENDA LITERÁRIA
ENCONTRO MARCADO COM ARNALDO ANTUNES
20h30min —MACHADO DE ASSIS E SEUS AMIGOS.
MESA LITERÁRIA COM ANTÔNIO CARLOS SECCHIN, MURILO MELO FILHO E DIÓGENES DA CUNHA LIMA (Mediador)
20h30m — ESPAÇO DO LIVRO
ARNALDO ANTUNES autografa seu livro 'Como é que chama o nome disso', lançado pela Publifolha que reúne os melhores poemas, ensaios, letras de música e caligrafias, selecionados pelo próprio Arnaldo, acrescidos de um livro inédito de poemas (Nada de DNA) e de uma longa entrevista (com Arthur Nestrovski, Francisco Bosco e José Miguel Wisnik), além de um ensaio introdutório (de Antonio Medina Rodrigues).
21h50min — TENDA LITERÁRIA.
Apresentação da coreografia 'Quem é a flor? Capitu.', do Balé da Cidade do Natal.Bailarinos: João Alexandre, Marcelo Magalhães e Manuelle Flor.
22h — ESPAÇO DO LIVRO.
Os escritores Antônio Carlos Secchin, Murilo Melo Filho e Diógenes da Cunha Lima autografam suas obras, à venda no local.
22h10min — PRAÇA AUGUSTO SEVERO
SHOW DE ARNALDO ANTUNES E BANDA
SEXTA-FEIRA, DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2008
16h — TENDA LITERÁRIA
MESA LITERÁRIA: PALAVRA ESCRITA, PALAVRA CANTADA.
COM ABEL SILVA, NIVALDETE FERREIRA, ANTÔNIO RONALDO E EDUARDO GOSSON (Mediador).
17h30min —TENDA LITERÁRIA
MESA LITERÁRIA: O ESCRITOR EDITOR - CONVERSAS SOBRE O JORNALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO COM JOÃO GABRIEL DE LIMA, HOMERO FONSECA, MOACIR AMÂNCIO E ALEX DE SOUZA (Mediador).
17h35min — ESPAÇO DO LIVRO.
Os autores Abel Silva, Antônio Ronaldo, Nivaldete Ferreira e Eduardo Gosson autografam suas obras no local.
18h30min — ESPAÇO DO LIVRO.
LANÇAMENTO DO "CD ZILA MAMEDE: O EXERCÍCIO DA PALAVRA CANTADA", COM TEXTOS SELECIONADOS POR ANTÔNIO RONALDO.
19h — ESPAÇO DO LIVRO.
Sessão de autógrafos com os autores João Gabriel de Lima, Moacir Amâncio e Homero Fonseca.
19h — TENDA LITERÁRIA.
TEMA: O NORDESTE NA LITERATURA BRASILEIRACOM CARLOS HEITOR CONY e TARCÍSIO GURGEL (Entrevistador)
20h25min — TENDA LITERÁRIA.
Apresentação da coreografia 'Metro²', do Balé da Cidade do Natal.Bailarinos: Lui Medeiros e Marx Bruno
20h30m — TENDA LITERÁRIA.
TEMA: A FICÇÃO E A REALIDADE EM "NÃO VERÁS PAÍS NENHUM".
O escritor IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO e jornalista WASHINGTON NOVAES se encontram para discutir temas como meio-ambiente sob a ótica do famoso romance "Não Verás País nenhum", de Ignácio de Loyola Brandão, publicado originalmente em 1981, onde o autor revela a face caótica de uma hipotética São Paulo, através do personagem Souza. A obra está completando 27 anos.
20h35min — ESPAÇO DO LIVRO.
Sessão de autógrafos com os autores Ignácio de Loyola Brandão e Washington Novaes
22h — PRAÇA AUGUSTO SEVERO.
Concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Natal.
SÁBADO, DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2008.
6h — TENDA LITERÁRIA.
MESA LITERÁRIA: OSWALDO LAMARTINE: OFÍCIO E ESTILO DE UM REGISTRADOR DE COISAS COM CARLOS NEWTON JR, ANTÔNIO NAUD JÚNIOR E WODEN MADRUGA (moderador).
17h30min — TENDA LITERÁRIA
MESA LITERÁRIA: O DESENHO RÍTMICO DA BOSSA NOVA COM ZUZA HOMEM DE MELO, ROBERTO MENESCAL, JOSÉ DIAS E DAMIÃO NOBRE (mediador)
18h30min — ESPAÇO DO LIVRO.
LANÇAMENTO DE "UNS FESCENINOS" – ANTOLOGIA POÉTICA DE OSWALDO LAMARTINE, COM ANOTAÇÕES DO ESCRITOR E PESQUISADOR VIRGÍLIO MAIA.
*LANÇAMENTO DE "VELHOS ESCRITOS DE JORGE FERNANDES", DE HUMBERTO HERMENEGILDO
*LANÇAMENTO DO CD 'CONGOS DE CALÇOLA' (COLEÇÃO DOCUMENTO SONORO), COM APRESENTAÇÃO DO GRUPO.
18h30min — TENDA LITERÁRIA
Apresentação da coreografia 'Bossa Nova', da STEP Cia. de Dança. Glebe Duarte (sapateado) e Emerson Carpegiani (sax)
19h — TENDA LITERÁRIA
MESA LITERÁRIA: VÍNÍCIUS: PALAVRA E MÚSICA.
Aula-show com JOSÉ MIGUEL WISNIK, ARTHUR NESTROVSKI e PAULA MORELENBAUM.
19h10min – ESPAÇO DO LIVRO.
JOSÉ MIGUEL WISNIK e ARTHUR NESTROVSKI autografam suas obras
20h30min — TENDA LITERÁRIA
TEMA: UM ROMANCISTA NATO CRISTÓVÃO TEZZA E HUMBERTO HERMENEGILDO
22H – ESPAÇO DO LIVRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário