sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Setença judicial de 1833.



Vejam como era uma sentença judicial de um cabra que tentou estuprar uma moça no sertão sergipano em 1833. O texto é tecnico e carregado com a grafia portuguesa da época.


Sentença:
"O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para ‘coisa que não se pode trazer a lume’, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della. Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leis es que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova".


Considero:
QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana; QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer; conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas; QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan estará ‘metendo medo até nos homens’. CONDENO o cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura esta que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro. Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos, Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha, Sergipe".


5 comentários:

RenatoSuassuna disse...

Glossário:

De supetão: de repente.
Mês de Sant'Ana: Outubro.
Trazer a lume: publicar, mostrar.
Macete: pau curto usado para sovar couro.

Algumas outras palavras não consegui achar, como "abrafolar-se", mas acho que dá pra entender pelo contexto.

Isso sim é que é justiça!

Adailton Figueiredo disse...

Renato,

obrigado pela pesquisa que complementa o texto. Porém, cabe uma correção: o mês de Santana é JULHO.

RenatoSuassuna disse...

Ok, é que encontrei em outro blog o mesmo texto com data, e dizia no final: "Manoel Fernandes dos Santos Juiz de Direito Vila de Porto da Folha (Sergipe), 15 de outubro de 1833". Essa, porém, é a data da sentença, e o mês de Sant'Ana foi o mês em que o fato ocorreu.

Anônimo disse...

Chocada.

Anônimo disse...

Apropriado: Na Bahia aconteceram tentativas de estupro no Campus Universitário da UFBA e o magnífico reitor Naomar de Almeida fez... bem, fez nada. Almeida tem outro macete, está mais ocupado em criar um novo e bizarro curso, o Bacharelado Interdisciplinar, que, se realmente criado, terá concorrência de no mínimo 50 para uma vaga, uma vez que a universidade pretende dar um laptop para cada estudante.
O governo federal vai comprar alun..ops, notebooks, mas não pode comprar cercas, contratação de guardas ou algo assim.
Mais em http://mateipormenos.blogspot.com/2008/09/one-laptop-per-thief.html