domingo, 28 de setembro de 2008

Natal, ontem e hoje.(parte 03)


As fotos acima são da Praça Padre João Maria, por tras da Antiga Cadetral, hoje Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, zona leste de Natal.

João Maria Cavalcanti de Brito, conhecido como Padre João Maria, que empresta seu nome a Praça, nasceu na antiga Fazenda Logradouro do Barro, hoje Fazenda Três Riachos, em Jardim de Piranhas no Rio Grande do Norte, era filho de Amaro Cavalcanti e Ana de Barros. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871. Realizou a primeira missa em Caico-RN quando tinha apenas 23 anos e assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral de Natal, em 1881.
Foi nessa época que ele passou a ser conhecido pela sua extrema solidariedade, Padre João Maria marcou sua vida com uma meta bem definida: ajudar aos mais pobres. A determinação em estar ao lado dos que precisam, foi confirmada quando o Rio Grande do Norte foi atingido por uma epidemia de varíola, no final do século XIX, seguida de uma grande seca. Padre João Maria também distribua alimentos as pessoas mais pobres da cidade. Acabou morrendo em 16 de outubro de 1905, da mesma doença que tanto combateu, a varíola.
Desde então, é considerado como o Santo de Natal, aonde foi construída, por trás da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, uma praça em sua homenagem, lá existe um busto seu, onde fieis costumam fazer promessas, se benzem com água benta e agradecem ao "santo" com pequeno objetos que fazem alusão às graças obtidas, a ele são atribuídas inúmeras graças, principalmente as que amenizam o sofrimento dos fiéis.

Com sua grande popularidade, por onde passava, Padre João Maria era carinhosamente chamado por apelidos como: "Benzinho do Seridó", "O Santo", "Pe. João de Deus", "O Apóstolo da Caridade", "O Anjo da Cidade", "O Santo do Seridó", "O Santo de Natal", entre outros.
Em 2002, o processo de beatificação do padre João Maria foi aberto, desde então todas as graças atribuídas a ele estão sendo registradas.
OBS.: para sua orientação geográfica, se voce seguir esta avenida principal direto, passará pelas lojas Riachuelo e ficará diante da Catedral Metopolitana de Natal.

2 comentários:

Anônimo disse...

No centro da imagem está o histórico edifício 21 de Março, primeiro grande prédio de Natal, localizado na rua Vigário Bartolomeu (extremidade leste da praça).

Anônimo disse...

é para falar da praça não do padre