terça-feira, 5 de agosto de 2008

Resposta do "desafio em casa" (parte 04)

A questão proposta foi esta:

(Unicamp) "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus". (Jacques Bossuet, POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709)


"(...) que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo". (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)

a) Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.

b) Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?

Para responder as questões, o aluno deveria explicar as seguintes idéias:

a) O primeiro texto apresenta uma concepção de Estado Absolutista, o que pode ser percebido a partir do autor do trecho, o pensador Jacques Bossuet. O segundo, por sua vez, constrói a idéia de uma democracia liberal.

b) No texto de Jacques Bossuet existe o princípio de submissão do indivíduo ao Estado, representado por um Rei que tem poderes justificados pela religião. Já Madison compreende uma igualdade civil-jurídica entre as pessoas e o governo, princípio do pensamento político iluminista.


Um comentário:

Anônimo disse...

João, obrigada por postar essas questões! Elas são ótimas a partir do momentO que vemos uma resposta tecnica sendo dada! As vezes eu nem respondo no entanto so em ler a resposta ja dou um retoque nas questoes que faço em casa!

bjuuu

obrigada equipe CIS!!1

gabi regis