domingo, 3 de agosto de 2008

Resposta do desafio em casa parte 03

A questão do desafio proposto foi esssa:
Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo, o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país. Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Européia para a produção de açúcar. (Adaptado de Renée Pereira, "Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade", O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).
a) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.
b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.

Para responder essa questão o aluno deverá considerar:
a)O proálcool foi criado na década de 70 à reboque da crise do petróleo de 1973 como uma alternativa nacional à importação dessa fonte energética.O atual período enseja dois momentos:o primeiro de que há uma crise petrolífera devido ao escasseamanto do produto com cerca de 50% das reservas já consumidas e o segundo é a questão da necessidade de fontes alternativas ao petróleo que sejam menos poluentes e renováveis,dentro dessa lógica se insere a nova onda do etanol brasileiro.
b)Os subsídios praticados pelas nações desenvolvidas à sua agricultura confere a estes uma maior produção,devido ao alto grau de mecanização e torna seus produtos mais acessíveis,pois seus preços serão menores no mercado,pois os produtos agrícolas das nações menos desenvolvidas sofrem com o protecionismo e as sobretaxações exercidas pelas economias mais desenvolvidas,prejudicando sua inserção nesses mercados e suas respectivas economias que vivem muito da exportação de commodities.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com o choque do petróleo na década de 70, o Brasil teve que tomar medidas para minimiza o desequilíbrio na balança comercial brasileira. O Proálcool foi uma delas, pois havia uma queda do preço no açúcar externo, possibilitando um bom investimento nesse setor. Atualmente com a quebra nos subsídios da União Européia, o Brasil poderá expandir ainda mais esse setor devido a alta qualidade do álcool combustível produzido no nosso território, afinal estamos a frente nas pesquisas desse produto, da busca, que ainda pendura desde o primeiro choque do petróleo, 1970, por outras fontes de energia pelos países, e pela questão do meio ambiente. O álcool é muito menos poluente que os demais combustíveis produzidos.

Anônimo disse...

Danilo,me procure no CIS para poder fazer algumas considerações a respito de sua resposta.Ok?
Um abraço!
Sami Andrade