segunda-feira, 28 de julho de 2008

Resposta do "desafio em casa" (parte 01)

O primeiro desafio proposto foi este:

(Unesp) "A idéia de 'bem comum', de 'utilidade comum', tão importante, por exemplo, em Aristóteles, foi aplicada à atividade dos mercadores pelos autores cristãos. Ligando esta idéia à do trabalho, São Tomás de Aquino (1225-1274) declarou: 'se alguém se entrega ao comércio tendo em vista a utilidade pública, se se quer que as coisas necessárias à existência não faltem ao reino, então o lucro, em lugar de ser visto como um fim, é somente reclamado como remuneração do trabalho'." (J. Le Goff, MERCADORES E BANQUEIROS NA IDADE MÉDIA)

Esclareça por que a Igreja Católica, na transição do Século XIII para o Século XIV, passou a admitir o lucro variável nas operações mercantis.

Para responder esta questão deve-se levar em conta:

- O contexto que levou a Igreja Católica a admitir lucros variáveis é o do Renascimento Comercial, ocorrido após a reabertura das rotas comerciais do mar mediterrâneo.

- A partir desse momento, houve o crescimento das atividades comerciais nas cidades européias e o surgimento da burguesia, classe que vivia em torno dos lucros obtidos com o fortalecimento da nova economia.

Nenhum comentário: