terça-feira, 8 de julho de 2008

25 mil pessoas morrem de fome por dia no mundo, diz ONU


Todos os dias, cerca de 25 mil pessoas morrem no mundo em conseqüência da fome e da pobreza. Este é o número estimado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Segundo o informe anual do organismo, seis milhões de crianças menores de cinco anos morrem de fome todo ano. No período 1998-2000, estima-se que houve um total de 840 milhões de pessoas desnutridas, dos quais 799 milhões eram de países em desenvolvimento.
Jacques Diouf, diretor geral da FAO, afirmou que a comunidade internacional tem o objetivo de reduzir à metade a fome mundial até 2015. "Este ano, devemos informar que o progresso da fome foi freado".
Segundo o informe, "se continuarmos nesse ritmo, alcançaremos nosso objetivo com um atraso de pelo menos 100 anos". O texto responsabiliza a pobreza, os conflitos, a mudanças territoriais forçadas pela miséria e os rápidos níveis de crescimento populacional.
"Nos países mais afetados, um bebê recém nascido pode esperar viver em média apenas 38 anos com saúde, comparado com mais de 70 anos de máxima saúde nas nações ricas", destaca.
Para alcançar a meta, deve haver 24 milhões a menos de pessoas famintas a cada ano. Segundo Diouf, esse objetivo ainda poderia ser alcançado se existisse vontade política. A FAO também propõe uma inversão pública global de U$ 24 milhões para reiniciar uma campanha contra a fome.
A situação da América Latina e do Caribe é uma das piores, onde cerca de 54 milhões passam fome. As informações são do site www.vermelho.org.br.

Nenhum comentário: