terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prova de História Discursiva UFRN 2011

Questão 5
Entre as primeiras Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada. Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de uma Monarquia.
Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo, estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a.C., conhecido como “Antigo Império”, retratadas na Figura abaixo.




 A) Mencione e comente duas características do Governo no Egito Antigo.
B) Explique o significado das pirâmides, relacionando-as ao poder no Egito Antigo.

Questão 6
Frequentemente o conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial vem acompanhado de perplexidade, quando nos deparamos com os crimes cometidos por lideranças políticas da Alemanha, inspiradas no nazismo, amplamente divulgado entre o povo alemão. À medida que os campos de concentração foram denunciados, todo um espetáculo de barbárie veio à superfície, revelando os horrores que esses campos ocultavam.
A) Explique duas características da doutrina político-ideológica nazista.
B) Mencione e comente duas influências dessa doutrina no Brasil.

Questão 7
Analise o fragmento textual e a imagem abaixo.
“A História do Brasil, nos três primeiros séculos, está intimamente ligada à da expansão comercial e colonial europeia na época moderna. Parte integrante do império ultramarino português, o Brasil-colônia refletiu, em todo o largo período da sua formação colonial, os problemas e os mecanismos de conjunto que agitaram a política imperial lusitana. Por outro lado, a história da expansão ultramarina e da exploração colonial portuguesa se desenrola no amplo quadro da competição entre as várias potências, em busca do equilíbrio europeu [...]. A pressão das demais potências europeias cresceu a partir da união dinástica de Portugal e Espanha”.
A partir da análise do fragmento textual e da imagem,
A) mencione e explique três fatores que impulsionaram a expansão marítimo-comercial europeia.
B) cite e comente duas razões que levaram, nesse contexto, à construção da Fortaleza dos Reis Magos.

Questão 8
O sistema capitalista teve suas origens com a expansão comercial europeia e consolidou-se com a denominada “Revolução Industrial”. No Brasil, as atividades capitalistas industriais desenvolveram-se no período compreendido entre as últimas décadas do século XIX e a “Era Vargas”, provocando significativas mudanças socioeconômicas.
Mencione e explique três mudanças socioeconômicas vinculadas ao processo de industrialização que se estruturou no País, do final do século XIX até a “Era Vargas”.

Nenhum comentário: