terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prova de Geografia UFRN 2011

Prova de Geografia UFRN 2011

Questão 33

As situações 1 e 2 exemplificam modelos de exploração do espaço rural no Vale do Açu, no Estado do Rio Grande do Norte: agricultura familiar e do agronegócio.


Dentre as características da agricultura familiar e do agronegócio, destacam-se, respectivamente,
A) o desenvolvimento de atividades policultoras e o baixo uso de insumos industrializados.
B) o emprego de tecnologia avançada e a diversificação dos sistemas agrícolas.
C) a prática da agropecuária com base genética limitada e a dependência de mercados internacionais.
D) a integração entre agricultura e pecuária e a exploração sob a forma de monocultura.

Questão 34

Brasil, Rússia, Índia e China, constituem um grupo de economias emergentes, que assumiram importância no mercado global. Esses países contribuíram nos últimos cinco anos com mais da metade do crescimento do produto global, ou seja, a soma do que foi produzido nos diferentes setores da economia, ampliando significativamente a participação destes no comércio mundial.
Sobre a participação desse grupo de países na economia mundial, pode-se afirmar que:
A) A Rússia se destaca ofertando alimentos e matérias-primas para suprir as demandas de consumo da sociedade indiana.
B) A China se destaca pela elevada qualificação de sua mão-de-obra e pelo desenvolvimento industrial com rígido controle ambiental.
C) A Índia se destaca no setor de serviços de informática pela capacidade para formar profissionais nas áreas tecnológicas.
D) O Brasil se destaca como fornecedor de petróleo e gás natural, atendendo as demandas de consumo de energia da produção chinesa.

Questão 35
No período de 1970 a 2000, o Brasil apresentou alterações na composição das exportações, envolvendo produtos primários (agrícolas e minerais), produtos semimanufaturados (produtos primários que sofreram algum processamento industrial) e produtos manufaturados (que foram produzidos pelas indústrias).
O Gráfico a seguir apresenta a composição das exportações do Brasil, no período citado.



Observando-se as informações do Gráfico e considerando-se a dinâmica da economia brasileira, pode-se afirmar que:
A) em 2000, a baixa participação dos produtos primários na composição das exportações resulta da ampliação das barreiras protecionistas e do baixo investimento do capital estrangeiro no setor.
B) em 1970, a política de liberalização da economia implementada pelo Estado foi responsável pela elevada participação dos produtos primários na composição das exportações brasileiras.
C) em 1970, a política de privatização do setor industrial, estimulada pelo Estado, contribuiu para a baixa participação dos produtos manufaturados na composição das exportações brasileiras.
D) em 2000, a elevada participação dos produtos manufaturados na composição das exportações reflete a redução das barreiras protecionistas e o processo de privatização das empresas estatais.

Questão 36
O Brasil, desde 1970, vive um processo de expansão do número de cidades médias, ou seja, aquelas que têm entre 100.000 e 500.000 habitantes, indicando que o crescimento econômico e a geração de riqueza não estão mais concentrados apenas nas grandes cidades.

O mapa mostra o número de cidades médias no Brasil, em 2009.
Dentre as cidades médias da Região Nordeste, em 2009, destaca-se:
A) Barreiras (BA), cuja economia está sendo impulsionada pela fruticultura e indústria alimentícia.
B) Campina Grande (PB), que se constitui um pólo comercial, de educação e de tecnologia.
C) Arapiraca (AL), que se configura um pólo industrial petroquímico e de alta tecnologia.
D) Crato (CE), cuja economia está sendo impulsionada pela produção de soja e algodão.

Questão 37
A partir da década de 1970, agricultores brasileiros se mudaram para o Paraguai, atraídos pela oferta de trabalho e terra barata, ficando conhecidos pelo apelido de “brasiguaios”. O governo do Paraguai calcula que existam hoje cerca de 400 mil brasiguaios vivendo naquele país, o que inclui os filhos de brasileiros nascidos lá. Em determinadas regiões do Paraguai, a presença dos brasiguaios é geradora de conflitos, o que levou o Itamaraty a afirmar recentemente que talvez seja essa a situação mais difícil vivida por brasileiros no exterior (Disponível em: . Acesso em: 7 jul 2010.
Uma das razões desses conflitos é
A) a disputa pela posse da terra para fins de exploração agrícola.
B) a competição por garimpos visando à extração de ouro.
C) a apropriação de terras onde prevalece o extrativismo da borracha. .
D) a exploração de minas de diamantes destinados a exportação.

Questão 38
O mapa é um instrumento de comunicação e de conhecimento que traz uma série de informações sobre a área representada, tornando-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento de algumas atividades existentes na sociedade. Um exemplo dessas atividades que precisam de informações cartográficas para o seu funcionamento diário é a navegação aérea.
Observe os mapas do Brasil a seguir.

Para oferecer um serviço eficiente e seguro, a navegação aérea precisa considerar informações contidas no mapa
A) do tipo 2, por representar dados sobre o clima que dizem respeito às características da atmosfera em um determinado momento.
B) do tipo 1, por demonstrar elementos vinculados ao clima que revelam o conjunto de variações do tempo no decurso de um longo período.
C) do tipo 2, por evidenciar dados referentes ao tempo que mostram as condições momentâneas da atmosfera, portanto, sujeitas a variações.
D) do tipo 1, por mostrar elementos vinculados ao tempo que apresentam as condições da atmosfera no decorrer de um longo período.

Questão 39
No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.
O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,
A) efeito estufa. B) ilhas de calor. C) inversão térmica. D) chuva ácida.

Questão 40
Na primeira década do século XXI, as relações econômicas de países da África com outros países do mundo estão sendo favorecidas pelas exportações e importações de mercadorias e celebração de acordos de cooperação.
Nesse contexto de ampliação das relações econômicas e políticas, o Continente Africano:
A) representa uma fronteira de investimentos externos, principalmente pela diversidade e riqueza de recursos minerais.
B) tem aumentado o número de países com regimes políticos autoritários, devido à fragilidade dos movimentos populares.
C) representa um espaço de investimentos no setor agropecuário que impulsiona a redução da taxa de urbanização.
D) tem uma organização política em que o avanço da democracia eliminou as rivalidades entre os grupos étnicos.

Questão 41
Uma importante característica dos tipos de clima do Brasil é a predominância da tropicalidade, que decorre da localização da maior parte do seu território na chamada “zona intertropical do Planeta”. A influência de determinados fatores, como altitude, latitude, continentalidade, maritimidade e massas de ar, interfere na configuração de diferentes índices de temperatura, umidade e precipitação.
Observe os climogramas a seguir:


A partir dos climogramas e das características climáticas existentes no Brasil, é correto afirmar que:
A) o climograma 1 refere-se ao clima equatorial úmido, que abrange a maior parte da Amazônia e apresenta temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas durante o ano.
B) o climograma 2 diz respeito ao clima tropical litorâneo úmido, que predomina no Nordeste e apresenta elevadas temperaturas e precipitações pluviométricas irregulares.
C) o climograma 1 refere-se ao clima tropical, que abrange a Região Centro-Oeste, caracterizando-se pelos elevados índices de precipitação e baixas temperaturas.
D) o climograma 2 diz respeito ao clima subtropical úmido, que prevalece na Região Sul, caracterizando-se pela irregularidade das chuvas e altas temperaturas.

Questão 42
A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.
Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar
A) a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra.
B) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos.
C) a formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos.
D) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas.

Questão 43
Os aspectos físicos como clima e relevo, podem apresentar-se associados às atividades econômicas, potencializando o seu desenvolvimento.
No Rio Grande do Norte, um exemplo dessa correlação pode ser observado na Mesorregião Leste, através
A) da atividade turística, que é desenvolvida na Depressão Sertaneja, onde se verificam elevados índices pluviométricos.
B) da atividade turística, que está relacionada à existência de temperaturas amenas, típicas do Planalto da Borborema.
C) do cultivo da cana-de-açúcar, beneficiada pela ocorrência de baixos índices pluviométricos, característicos dos Tabuleiros Costeiros.
D) do cultivo da cana-de-açúcar favorecido pela presença de Planícies Aluviais e elevados índices pluviométricos.

Questão 44
No Brasil, a ocupação e a exploração do território têm ocorrido de formas diferenciadas, ocasionando distintos processos de degradação ambiental.
No mapa ao lado estão representadas as áreas 1 e 2, que vêm sendo afetadas por problemas ambientais relacionados às formas de ocupação e exploração do território brasileiro.

Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como um grave problema ambiental,
A) da área 1, o deslizamento de encostas, decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.
B) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.
C) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.
D) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

Nenhum comentário: