terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prova de Geografia Discursiva UFRN 2011

Chave de Resposta

Questão 9
Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol.
Observe a figura abaixo.


Considerando as informações da Figura e os fatores “incidência da radiação solar” e “latitude”:

A) justifique por que ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk.

B) apresente um exemplo de uma atividade econômica na Cidade de Natal que é diretamente favorecida pela incidência de radiação solar. Justifique.

PROPOSTA DE RESPOSTA:

A - As diferenças no comportamento das temperaturas entre as cidades se deve ao fato de Natal estar localizada em baixas latitudes, portanto próximo ao equador, que é a região do planeta que recebe maior insolação, ao contrario de Murmansk, que tem  localização em elevadas latitudes, ou seja próximo aos pólos, recebendo menor incidência de luz e calor.

B - A atividade que mais se beneficia e é diretamente influenciada pela localização espacial da cidade de Natal, é o TURISMO ou "Indústria sem Chaminé", pois apresentando elevadas temperaturas, ou seja SOL o ano Inteiro, associado as belas praias, atrai turistas das regiões temperadas da Europa e América do Sul.


Questão 10
O ano de 2008 foi marcado por uma crise econômica que se abateu sobre os Estados Unidos. Nesse País, os efeitos da crise puderam ser observados por meio do fechamento de bancos, da queda de ações em Bolsas de Valores, da falência no Setor Imobiliário, do aumento do desemprego. As informações sobre a referida crise circularam, simultaneamente, em diferentes partes do Mundo.


A) Justifique por que as informações sobre a crise dos EUA puderam ser acompanhadas, simultaneamente, em diferentes partes do Mundo.


B) Levando em consideração a globalização econômica, explique por que a crise que atingiu os Estados Unidos em 2008 afetou a Economia Mundial.


PROPOSTA DE RESPOSTA
A - A partir dos anos 90, efetiva-se a Revolução Técnico-científico-informacional que promoveu uma evolução fantástica nas telecomunicações e trouxe o advento da internet, promovendo assim uma maior integração entre as diversas Nações que compôem o planeta. Com esta evolução as notícias passam a ser divulgadas em tempo real em escala planetária.

B - Vivemos hoje uma situação de GLOBALIZAÇÃO macro-econômica tão acentuada que quando uma economia tão pujante como a Norte-Americana, com empresas que atuam no Mundo inteiro e com bancos que também atuam em escala planetária, qualquer situação de crise, afeta diretamente as outras nações. Salientamos ainda que os mercados financeiros, com seus diversos componentes (bolsas de valores, financeiras, bancos, conglomerados econômicos) , estão totalmente interligados, gerando assim um efeito cascata de quebradeira internacional.

Questão 11
A biodiversidade do Planeta vem sendo ameaçada por problemas que afetam o funcionamento da Sociedade, da Natureza e da Economia. Nesse contexto, o aproveitamento da Amazônia passou a ser discutido, levando-se em consideração diferentes perspectivas de exploração.
Considerando a perspectiva econômica, por que a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é considerada mais competitiva do que a exploração pela agropecuária? 



PROPOSTA DE RESPOSTA: 

A atividade agropecuária se apresenta como um segmento econõmico com alto poder predatório, que pode ao longo do tempo perder força, em função da degradação dos recursos naturais, como desflorestamento, aumento dos processos erosivos ( lixiviação-voçorocamento), com perda da capacidade produtiva do solo. Já no que diz respeito a exploração sustentável do ecossistema amazônico, o potencial de aproveitamento é infindável, pois mantendo a  biodiversidade,não estaremos causando danos irreversíveis ao meio ambiente e assim garantiremos que as gerações futuras tenham acesso a um planeta senão melhor, pelo menos igual ao que NÓS estamos tendo.

Questão 12
O Rio Grande do Norte, nos últimos anos, apresentou um comportamento populacional variável, verificando-se que alguns Municípios tiveram crescimento demográfico, enquanto outros registraram redução ou estabilidade populacional.
Observe a Tabela a seguir, que mostra dados sobre a população do Município de Mossoró, nos anos de 1991 e 2000.


A) Qual o comportamento demográfico do Município de Mossoró, em termos de população total, urbana e rural, nos anos de 1991 e 2000?
B) Explique esse padrão de comportamento demográfico, relacionando-o à dinâmica socioeconômica regional.


PROPOSTA DE RESPOSTA


A - A população Total e Urbana de Mossoró apresentaram saldo positivo no período 1991-2000, respectivamente de 11,22% e 12,26%, enquanto a população Rural teve taxas decrescentes  (-1,17%) de crescimento.

B - As populacões Total e Urbana aumentaram, devido ao crescimento econômico verificado na Região de Mossoró, gerado pelo aumento na produção das Indústria extrativas mineral (petróleo, gás, calcário), além das indústrias de construção civil e de transformação, bem como os serviços de educação, saúde, lazer, A cidade é hoje a Capital Cultural do rio Grande do Norte, salienta-se ainda que o crescimento se deu não em função da acentuação do êxodo rual, já que a populaçao rural pouco diminuiu (-1,17%), mas sim devido ao deslocamento de trabalhadores com suas famílias de outras cidades da própria Região de Mossoró, mas também de outras áreas do estado e até de outros estados do país.

3 comentários:

Anônimo disse...

Na 9B há - se sim, quais? - outras opções de resposta? Digo, apenas turismo?

Criaturadomundo disse...

No tocante ao aspecto climatológico sim.A atividade turística está diretamente ligada ao posicionamento geográfico de Natal.

marcos rolo disse...

As Salinas existentes no RN estão sim, na minha opinião, relacionadas as baixas latitudes. Tanto que o RN é o maior produtor de sal do país.