segunda-feira, 29 de novembro de 2010

COMENTÁRIO SOBRE A PROVA DE GEOGRAFIA - UFRN 2011

Foi com extrema felicidade que a equipe de geografia do CIS analisou a prova deste ano.Em síntese, a prova foi democrática,de nivel fácil para mediano,acessível a todos os alunos que se aplicaram e prestaram atenção às orientações dos professores,principalmente nessa reta final. Foi muito prazeroso ver a prova e perceber que nela estavam contidos os assuntos comentados em sala de aula e ,principalmente, da forma como foram comentados,pois as questões cobradas na prova estavam muito parecidas com as abordagens dadas em sala de aula. Essa prova exigiu do aluno uma boa leitura,análise e atenção aos detalhes.

Abaixo acompanhe o comentário sobre cada questão:



Questão 33 - Assunto abordado: Geografia Agrária do RN.

Questão de nível fácil que exigia do aluno apenas uma leitura atenciosa sobre as características da agricultura familiar e do agronegócio.



Questão 34 - Assunto abordado : Economia Mundial - BRIC.

Questão de nível mediano.

O grupo dos 4 países emergentes mais influentes do mundo possui uma hierarquização no tocante às suas economias: China e Índia se destacam pelo grau de indistrialização e domínio tecnológico; Brasil e Rússia se destacam pela produção e exportação de Commodities.



Questão 35 - Assunto abordado : Economia Brasileira.

Questão de nível mediano.

A correta análise do gráfico no período indicado e as assertivas indicadas levavam ao aluno inferir que no ano de 2000, devido às reduções das barreiras protecionistas aos produtos brasileiros e ao processo de privatizaçãoes,houve um aumento da exportação de produtos manufaturados.

Essa questão foi considerada a mais dificultosa pelos professores da equipe,pois exigiu dos alunos maior nível de interpretação e atenção entre as letras A e D.



Questão 36 - Assunto abordado:Urbanização brasileira

Questão de nível mediano.

Foi muito frisado em sala que hoje no Brasil existe um processo de crescimento das médias e pequenas cidades superior às grandes cidades. A questão aborda isso e questiona sobre sobre o destaque entre as médias cidades do nordeste. Dentre as alternativas apresentadas,adequa-se melhor aquela que afirma que Campina Grande (PB) se destaca por ser tecnopolo, centro educacional e comercial de referência.

Questão 37 - Assunto abordado: Migrações

Questão de nível mediano.

Os chamados "brasiguaios" são brasileiros que migraram para o Paraguai entre as décadas de 80 e 90,fugindo da competição com o agronegócio brasileiro,especialmente do sul do país.Consequentemente foram em busca de terras mais baratas e emprego do outro lado da fronteira,instalaram monoculturas latifundiárias e passaram a dominar o cenário do agronegócio paraguaio,descontentando muitos por lá,principalmente aqueles que lutam pela posse de um pedaço de terra.

Questão 38 - Assuntos abordados : Cartografia/Climatologia.

Questão de nível fácil.

Essa questão exigiu do aluno uma interpretação cartográfica e conceitual sobre a climatologia.O mapa 1 indicava a distribuição do climas no Brasil e o mapa 2 uma situação de previsão temporal.Portanto,numa sitação de navegação aérea o mapa 2 melhor se adequa,pois contém dados relativos ao comportamento temporal da atmosfera que estão sujeitos a mudanças.

Questão 39 - Assunto abordado: Impactos Ambientais.

Questão de nível fácil.

Após uma boa e atenciosa leitura o aluno tinha condição de inferir que o mecanismo de atuação descrito faz referência à formação da Inversão Térmica,impacto típico de grandes centros urbanos,de oriegm natural,porém agravado nos períodos de inverno.

Questão 40 - Assunto abordado: Economia Mundial/África/Atualidades

Questão de nível mediano.

O continente africano sempre esteve à revelia do processo de expansão do capitalismo e dos interesses do mercados. Na atualidade isso ainda se expressa na dificuldade de investimentos externos em suas economias nacionais. É ainda uma fronteira a ser vencida pelo capital para a conquista de seus mercados e exploração de suas riquezas.

Questão 41 - Assunto - Climatologia/Climogramas.

Questão de nível fácil.

A correta interpretação dos climogramas apresentados,mediante à comparação das alternativas expostas,faz o aluno inferir que o climograma 1 faz referência ao clima equatorial úmido,visto que ele apresenta temperaturas médias elevadas e boa distribuição de pluviosidade,além de ser predominante na região norte do país.

Questão 42 - Assunto abordado: Geologia/Geomorfologia.

Questão de nível fácil.

Aproveitando uma situação das atualidades, a erupção do vulcão islandês, a questão
cobrava do aluno o conhecimento sobre as consequencias de uma atividade vulcânica que,dentre outras, causa a formação de rochas ígneas ou magmáticas e as suas cinzas são ricas em minerais que contribuem para a fertilização dos solos.

Questão 43 - Assunto abordado: Economia do RN/Aspectos físicos do RN.

Dentre as assertivas apresentadas sobre a correlação entre os aspectos físicos e a economia do RN a que melhor se adequa é a que afirma que o cultivo da cana está associado a áreas de planícies aluviais,proximidades dos rios e de grande fertilidade, e áreas de elevado índice pluviométrico,pois o clima é o tropical litorâneo.

Questão 44 - Impactos Ambientais/Exploração territorial.

Questão de nível fácil.

Na área 1 o principal problema da exploração do território é o deslizamento de encostas,devido à ocupação irregular nos centros urbanos,visto que essa área é extremamente urbanizada/povoada.Na área 2 o problema reside na devastação,nas queimadas e nas contaminações provocadas,principalmente pela exploração da economia agroexportadora de soja e gado.

Grande abraço.
Equipe CIS/Geografia.

Nenhum comentário: