domingo, 17 de maio de 2009

Chave de Resposta Simulado Geografia

Questão 5. Os terrenos cristalinos apresentam como riquezas minerais ajazidas de minerais metálicos como ferro, manganês, bauxita, niquel, dentre outros. Podemos destacar no Brasl por exemplo a Região de Grande Carajás e Quadrilátero Ferrífero. já os terrenos sedimentares, tem como destaque a existência de jazidas de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral, xisto betuminoso e pirobetuminoso, gás natural. Como destaque podemos citar a Bacia Sedimentar Potiguar, que é uma das principais áreas de produão de gás e petróleo do Brasil.
Questão 6. O fenômeno da globalização segundo a maioria dos pesquisadores surgiu quando os Europeus se lançaram na conquista das terras além-mar (Grandes Navegações), onde povos de culturas, etnías e costumes diferentes começaram a se contactar. Já a expressão globalização é bastante recente, pois passou a ser usada a partir da década de 90 do século XX.
Questão 7. a) As figuras representam respectivamente os fenômenos de formação de DOBRAS ou DOBRAMENTOS E FALHAMETOS ou FALHAS.
b) Primeiro é preciso lembrar que o TECTONISMO ou DIASTROFISMO, comprende o fenômeno onde o magma exerce pressões nas camadas rochosas causando distorções e enrrugamentos na superfície terrestre. O movimento chamado de OROGÊNESE, ocorre quando as pressões ocorrem no sentido horizontal ou lateral, causando dobras na superfície que darão origem as montanhas, ao passo que a EPIROGÊNESE, compreende movimentos que são exercidos verticalmente de baixo/cima em rochas rígidas, gerando falhamentos ou falhas, além de fossas tectônicas. Um bloco rochoso se eleva (HORST) e outro bloco rebaixa-se (FOSSA OU GRABEN).
Questão 8.
O primeiro carro em série fabricado, foi o FORD T em 1929, e era o único carro produzido para os cidadãos de baixa renda, pois que com a linha de montagem os preços ficaram barateados. Em 1935, a GM, a CINTROEN e outras montadoras, tanto nos EUA e na Europa também conseguiram baratear os carros de sua produção, criando uma concorrência e nascendo a era pós-fordismo. No entanto foi uma montadora japonesa a TOYOTA, quem melhou aprimorou esta nova etapa industrial conhecida como JUST-IN-TIME, TOYOTISMO ou PÓS-FORDISMO . Que pode ser caracterizada da seguinte maneira:
Elaborado por Taiichi Ohno, o toyotismo surgiu nas fábricas da montadora de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, esse modo de produção só se consolidou como uma filosofia orgânica na década de 70. O toyotismo possuía princípios que funcionavam muito bem no cenário japonês, que era muito diferente do americano e do europeu. O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total. A crise do petróleo fez com que as organizações que aderiram ao toyotismo tivessem vantagem significativa, pois esse modelo consumia menos energia e matéria-prima, ao contrário do modelo fordista. Assim, através desse modelo de produção, as empresas toyotistas conquistaram grande espaço no cenário mundial.

6 comentários:

Palhares disse...

Beleza professor, mas onde está o gabarito das objetivas?
:)

Bruno Terra disse...

Professor, na questão 6 não estaria certo dizer que a globalização começou de fato por volta da década de 70, com a revolução tecnocientífica e informacional? Valeu

Anônimo disse...

hoje, quando via um documentario -The Corporation (A Corporação) - me peguei lembrando de adailton e suas aulas.
e depois q toda a preocupação do vest. passou, nunca mas tinha visitado o blog.
aproveitar o espaço aqui e, falar q quem tiver um tempo livre ou msm sem tempo, não perca a oportunidade de ver esse documentario!!
e tambem se fosse possivel pedir q adailton ou outro professor do cis comenta-lo aqui no blog.
(só tive aulas com ele mas, sei q todos q fazem parte dessa equipe são feras)

The Corporation (A Corporação) - Parte 1 de 2 (Legendado) :http://video.google.com/videoplay?docid=1536249927801582119

The Corporation (A Corporação) - Parte 2 de 2 (Legendado):http://video.google.com/videoplay?docid=-7123616269200477373&hl=pt-BR

só ressaltar aqui q nã paga nada pra ver e pode ajudar vocês!

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

caro colega anõnimo, estou com dificuldades de adquirir o documentário THE CORPORATION, só assiste por partes se puder me ajudar a conseguir uma cópia eu lhe agradeço. abraço Boscão.

João Bosco Oliveira de Sousa disse...

Bruno Terra somente a expressão globalização foi criada recentemente, a realidade já é bastante antiga. Sendo assim não é correta a sua afirmação.

Palhares disse...

Professor, gostaria de saber se o gabarito da questão 15 no simulado de geografia realmente é a letra "C"..Se for, gostaria que o senhor explicasse, pois não consigo entender porque essa alternativa está errada.
Obrigada pela atenção
:)