domingo, 10 de maio de 2009

Gabarito do Simulado de História do CIS


Primeiro Simulado de História do CIS

GABARITO
1. B
2. C
3. B
4. D
5. A
6. C
7. B
8. D
9. B
10. A
11. D
12. A

EXPECTATIVA DE RESPOSTA

1. Nessa questão, o aluno deveria explicar a atuação do Estado no desenvolvimento das primeiras civilizações do Crescente Fértil. Desta forma, poderia destacar as teocracias orientais do Egito e da Mesopotâmia, entendendo a atuação de tais formas de governo. Assim, dentre os inúmeros fatores, poder-se-ia apontar:

- Coordenação dos trabalhos coletivos para a construção de obras hidráulicas (correções no leito do rio, aumento das áreas agricultáveis, represas, canais e reservatórios para época de seca);
- Domínio dos territórios e intervenção na economia (as terras pertenciam ao Estado, que administrava a produção agrícola e comandava a mão-de-obra servil);
- Monopólio dos conhecimentos científicos (sobretudo pelos sacerdotes), os quais permitiam a previsão de cheias dos rios, bem como o melhor momento para a produção agrícola.

2. Para dissertar sobre os “limites da democracia ateniense”, o aluno poderia lembrar que tal regime político, embora permitisse a participação de uma parcela populacional da polis, excluía mulheres, estrangeiros e escravos, além de – em alguns momentos, sobretudo antes de Péricles – ter sido bastante exclusivista, impedindo que setores mais pobres pudessem ter mais ações políticas.

3. O contrato vassálico era uma cerimônia na qual se demonstrava a submissão do vassalo frente ao suserano. Nele, destaca-se a declaração de vontade – quando o vassalo declara ser fiel ao suserano – e o osculum – beijo –, momento simbólico dessa relação recíproca de direitos e deveres.
No que diz respeito às obrigações, o suserano concedia um feudo – terra, geralmente – e protegia a o vassalo em troca de sua fidelidade; por sua vez, o vassalo era obrigado a prestar o auxílio militar e o concilium.

4.
A) No contexto da questão, heresias são idéias e movimentos religiosos contrários ou diferentes do sistema doutrinal da Igreja Católica.
B) Na Idade Média, a Igreja Católica utilizou-se, antes do século XII, da averiguação episcopal nas regiões onde supostamente se organizavam movimentos heréticos. No entanto, durante a heresia albingense – também chamada de cátara – foi organizada a Inquisição, órgão responsável pela fiscalização dos fiéis católicos, instituição mais importante na luta do clero contra as heresias.

Nenhum comentário: