quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Censo revela desastrosa formação de professores"

O título da reportagem da Folha sobre o censo da educação básica de 2007 é muito ilustrativo do descompasso entre a formação de boa parte de nossos professores e o conteúdo que eles precisam lecionar: “Até teólogo e bibliotecário dão aula de física.” Esse exemplo chega a ser irrelevante diante de outras deficiências graves. Dos docentes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental no Brasil -incluindo escolas particulares -, 26,6% não possuem o diploma de ensino superior com licenciatura, exigência legal para ministrar aulas para jovens dessa faixa etária. São mais de 300 mil professores nessas condições. Para 0,8% dos docentes, pouco mais de 400 profissionais, o grau de precariedade aumenta: eles dão aula para o ensino médio, mas só cursaram até o fundamental (ou seja, tem um nivel escolar igual ou menor que o de seus próprios alunos). “Para melhorar a qualificação, o MEC enviará ao Congresso um projeto que exigirá de todos os professores do ensino fundamental (1ª a 8ª série) a formação em algum curso superior com licenciatura”, diz a Folha. Não parece ser o suficiente para mudar essa realidade.

Um comentário:

Fanfarrão PaPa Jerimum disse...

Adailton,

Odeio esse clichê, mas:
A CULPA É DO GOVERNO!
É isso que eles querem, bicho: preferem pagar pouco por pessoas não qualificadas a fazer concursos para contratar pessoas adequadas com um sálario "alto" (logicamente esse alto é em relação ao dos estagiários, pois os professores do quadro ganham muito mal, Diga-se de passagem). Vale salientar que os professores concursados gostam de reinvidicar seus direitos, e com razão! Como pode um ser estudar na faixa de 16 anos(colegial e acadêmico) para lecionar recebendo pouquíssimo? Essas pessoas geralmente dispertam revoltas de seus alunos para com o governo. Sendo todos contra o governo isso não é bom para sua imagem, certo?
Por isso é mais vantajoso pôr pessoas com pouca qualificação ou com qualificação totalmente insuficiente - como mostra a reportagem.