domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições 2008.


Depois de acompanhar os primeiros resultados das urnas pelo Brasil inteiro, lembrei-me de Rui Barbosa. Dizia ele:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86).

Eu, contudo, meus amigos, prossigo, por crença na honra, na dignidade e na moralidade e por crer que o homen tem valor e não preço, continuo a lutar na minha modesta tribuna - a sala de aula - e a acreditar na decência e no futuro, apesar do presente, apesar dos presentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Certíssimo, professor. Apesar de tudo, o próprio Rui Barbosa certa vez disse: "Maior que a tristeza de não ter vencido, é a vergonha de não ter lutado".

Sanidades Insanas disse...

Ter forças para continuar nessa luta pela dignidade do homem, pela justiça e pela moral é uma tarefa árdua, porém, pela qual devemos continuar nesta batalha e quando cairmos, reerguermo-nos com cada vez mais esperança de um mundo melhor.
Faço isso agora, a exemplo do que vi lá no meu interior nesse pleito. É difícil, mas algum dia haverá de existir um mínimo de condições que possa dar um pouco de consciência e crítica ao povo.
Não podemos abaixar a cabeça!