

Horário: 18 horas.
Data: 03.11.2008 (segunda-feira)
Blog do curso isolado de História e Geografia do CIS, composto pelos professores Luís Eduardo Suassuna(Kokinho), Adailton Figueiredo, Henrique Lucena, João Carlos Rocha, Mariano Azevedo e Wellington Albano (História); Agenor Pichini, Elmar Anselmo, Bosco Oliveira e Sami Andrade (Geografia).



Dizem que um dia o brasileiro foi um homem cordial. Eu acredito nisso porque, de certa forma, em minha memória ainda existe espaço para as imagens de um mundo marcado por cadeiras na calçada no fim da tarde e por uma dimensão afetiva no olhar e nas palavras dos meus conterrâneos. Mas o tempo, e sua mais cruel esposa, a história, trataram de, ao menos em minha cidade, sepultar, em meio a toneladas de concreto e a uma avalanche de consumo, os restos dessa cordialidade utópica que parece ter um dia marcado as tardes do Brasil. Hoje, a minha sensação, é que alguma coisa sem forma definida andou levando meus conterrâneos para o lado sombrio dessa imensa fantasia nietzscheana chamada Brasil.




Há milhões de anos, a área onde está localizada era um mar e, por isso, ela apresenta solos geologicamente pouco férteis e arenosos. A floresta derruba seus galhos, frutos, folhas, animais morrem, etc. formando uma camada superficial de matéria orgânica que se decompõe e transforma-se em húmus que, por sua vez, alimenta a vegetação.
Ciclo de carbono
O ciclo de oxigênio também é algo polêmico por que alguns autores chamam a Amazônia de pulmão do mundo, querendo dizer que ela produz muito oxigênio para o planeta todo, o que não é verdade: apesar de produzir muito oxigênio, pelo processo da fotossíntese, este é consumido à noite e pela decomposição da matéria orgânica.
A Amazônia é muito importante para o ambiente do planeta pois ela fixa o carbono da atmosfera, através do crescimento das plantas e da fotossíntese, reduzindo, assim, o efeito estufa. Ela reduz a variação da temperatura junto ao Equador, atuando como um aparelho de ar condicionado, caso a floresta não existisse a grande variação diária de temperatura poderia provocar deslocamentos intensos de vento o que mudaria o clima terrestre.
Diversidade e complexidade
Também não podemos esquecer que ela abriga um grande número de povos indígenas, sem falar em sua riqueza de matéria prima variada (remédio, minerais, alimentos, etc). Em uma análise por satélite da Amazônia, foram identificados 104 sistemas de paisagens, o que revela uma alta diversidade e complexidade de ecossistemas.
A árvores da Amazônia variam entre 40 e 300 espécies diferentes por hectare. Das 250.000 espécies de plantas superiores da terra, 170.000 (68%) vivem exclusivamente nos trópicos, sendo 90.000 na América do Sul.
Podemos dividir a floresta Amazônica em três grandes grupos:
1) Florestas de Igapó: ocorrem em solos que permanecem alagados durante cerca de seis meses, em áreas próximas aos rios. As árvores podem atingir até 40 metros de altura e raramente perdem as folhas - geralmente largas para captar a maior quantidade possível de luz solar. Nas águas aparecem as folhas da vitória-régia - que chegam a ter 4 metros de diâmetro. Ocorrem associadas aos rios de água branca.
2) Florestas de Várzea: as árvores são de grande porte (até 40 metros de altura) e apresentam características semelhantes ao igapó - embora a várzea apresente maior número de espécies. Ocorrem associadas aos rios de água preta.
3) Florestas de Terra Firme: apresentam grande porte, variando entre 30 e 60 metros; o dossel é contínuo e bastante fechado, tornando o interior da mata bastante úmido e escuro. Esta formação está presente nas terras altas da Amazônia e mescla-se com outros tipos de associações locais, como os campos e os cerrados amazônicos.
Em entrevista ao site Terra Magazine, o ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e sociólogo Rodrigo Pimentel afirmou que a cobertura feita pela Record, RedeTV! e Globo prejudicou as negociações com Lindemberg Fernandes Alves no sequestro ocorrido em Santo André (SP).
Co-autor do livro Elite da Tropa e roteirista do filme Tropa de Elite, ele avalia que a postura das emissoras foi “irreponsável e criminosa”.
Ao site, Pimentel fez uma crítica ainda mais incisiva à inteferência da apresentadora Sonia Abrão, da RedeTV!, nas negociações. Ela entrevistou Lindemberg ao vivo na quarta-feira (15/10).
“Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Eu lamento não ter falado isso na frente dela. Eu gostaria de ter falado isso para ela e para os telespectadores da Record e da RedeTV!. O que ela fez foi sem a menor avaliação. Tanto que, num primeiro momento, ele (o repórter Luiz Guerra) tentou enganar o Lindemberg, dizendo-se amigo da família. E depois ele tentou ser negociador, convencer ele a se entregar sem conhecer os argumentos técnicos usados para isso. O que o capitão Giovaninni (negociador da Polícia Militar) falava para o Lindemberg a todo momento é que, até aquele momento, o crime que ele havia praticado era muito pequeno. Esse é o argumento técnico, funciona quase sempre. ‘Olha meu amigo, até agora você não matou ninguém, até agora só colocou essas pessoas sob constrangimento, sua pena vai ser muito pequena…’. Isso funciona mesmo. E a Sonia Abrão não tem esse argumento, a Record também não.”
-----------------------------



Domingo, dia 19.10.2008, das 16hs30min às 21hs30min (hora local) , a equipe do CIS ministrará, no Palácio dos Esportes, o aulão de História do Rio Grande do Norte. Luís Eduardo Suassuna (Kokinho), Adailton Figueiredo, Henrique Lucena, João Carlos Rocha e Wellington Albano, abordarão todos os capítulos de História do RN inclusos no programa da prova da UFRN e das demais instituições de ensino superior do nosso Estado.
Alecrim, em foco.
Aproxima-se o dia das eleições americanas. A disputa torna-se mais acirrada. Os ataques pessoais começam a aflorar. E os indícios de quem será o vitorioso ainda não estão claros. E agora tudo é mais complicado com a crise economia, que não é de fácil solução. O que se soma a falta de liderança do Partido Republicano. Demonstrada na derrota do pacote de 700 bilhões de dólares, que foi posta abaixo pelos republicanos O apelo de Bush não teve o mínimo efeito.


Cidade Alta, em foco. 

