segunda-feira, 21 de março de 2011

SOLSTÍCIO E EQUINÓCIO



         

As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de  aproximadamente 23º27') em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol, e ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol.
Percebemos na figura acima que ao percorrer sua órbita ao redor do Sol a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes conforme sua posição.
Observamos que nos dias 23 de setembro e 21 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.
Em 22 de dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre o hemisfério sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste hemisfério, conseqüentemente o início do inverno no hemisfério norte.
Em 22 de junho a Terra se encontra em posição inversa, isto é, o hemisfério norte é que está mais voltado para o Sol, de maneira que recebe mais luz, marcando assim o início do verão neste hemisfério e início do inverno no hemisfério sul.
Em 21 de março e 23 de setembro a Terra se encontra em posições tais que ambos os hemisférios são igualmente iluminados, marcando assim o início das 'meias estações', outono e primavera.
Chama-se de solstício às posições em que a Terra se encontra em 22 de dezembro e 22 de junho. Por exemplo, dizemos que dia 22 de dezembro é solstício de verão no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte.
Chama-se equinócio às posições em que a Terra se encontra em 23 de setembro e 21 de março. Por exemplo, dizemos que dia 21 de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte.
 O termo equinócio tem origem no termo latino aequinoctiu que quer dizer noite igual (aequale = igual + nocte = noite). Trata-se do instante em que, ao meio dia, em uma localidade na linha do Equador, os raios solares têm uma incidência perpendicular à sua tangente, encontrando-se paralelos ao plano do Equador e perpendiculares ao eixo de rotação da Terra. 
É o único momento em que o Sol pode ser
visto nascendo no leste e se pondo a oeste.

Um comentário:

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Ao conhecer este espaço Educativo, fiquei encantado como os objetivos propostos, realmente um espaço especial para os Educador@s, Alun@s e para toda comunidade escolar. Parabéns. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
Obs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/2011_03_01_archive.html