segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aula do Cinema - questão da UFRN

Oi, gente!

Na aula do cinema de ontem fizemos referência a uma questão elaborada pela Comperve para o vestibular 2003. Vejam só qual era:


(UFRN 2003, questão 3) Sófocles, um dos grandes autores do teatro grego antigo, escreveu a tragédia Antígona, na qual Creonte, rei de Tebas, proíbe que Polinices, filho de Édipo e irmão de Antígona, seja sepultado. Flagrada desobedecendo ao edito real, Antígona é levada à presença de Creonte, ocasião em que se estabelece o seguinte diálogo:

CREONTE – [...](a Antígona) dize-me, sem rodeios; sabias que te era vedado, por um edito, fazer o que fizeste?
ANTÍGONA – Sim, sabia-o bem. Como poderia ignorá-lo, se toda gente o sabe?
CREONTE – E, apesar disso, atreveste-te a passar por cima da lei?
ANTÍGONA – [...] não creio que os teus decretos tenham tanto poder que permitam a alguém saltar por cima das leis, não escritas, mas imutáveis, dos deuses; a sua vigência não é, nem de hoje nem de ontem, mas de sempre, e ninguém sabe como e quando apareceram.
(SÓFOCLES. Antígona. Lisboa: Verbo, [s. d.]. p. 24.)

Algumas concepções desse trecho de Sófocles estão também presentes nas idéias de John Locke, um dos grandes pensadores políticos do Iluminismo do século XVIII. Sófocles e Locke têm um pensamento comum quando concebem que

A) os homens firmaram um pacto social e instituíram o governo para empregar a força coletiva na defesa das leis naturais.
B) os homens estariam sujeitos a conflitos de interesses que poderiam ameaçar o direito de propriedade, caso permanecessem em seu estado natural.
C) os homens poderiam se rebelar quando os governantes abusassem do poder e violassem os direitos que eles haviam adquirido desde o seu nascimento.
D) os homens necessitaram de leis aprovadas por mútuo consentimento e aplicadas por juízes e tribunais imparciais.


Resposta: C

2 comentários:

Malu Medeiros disse...

A aula do cinema foi exelente! Vocês estão de parabéns :D

Little Lady S2 disse...

Adorei a aula! As duas! Há, obrigada por postar a questão...já tava pegando no pé de Wellington para ele lembrar><