terça-feira, 29 de novembro de 2011

Expectativas de respostas - HISTÓRIA

QUESTÃO 5 (Tema: Antigo Regime, a partir das críticas iluministas)

A) A leitura dos fragmentos textuais de Montesquieu e Rousseau permite ao aluno a identificação da centralização dos poderes na figura do governante, uma perspectiva cara às monarquias absolutistas. Montesquieu, especificamente, ao defender a tripartição dos poderes, critica o fato do rei ou seus ministros concentrassem as decisões, sem haver possibilidade de equilíbrio ou controle por parte de outros setores. Essa ideia continua a ser desenvolvida por Rousseau, pois há a defesa da “vontade geral” e do acordo dos interesses dos governados, representando uma perspectiva contratualista que se choca com a teoria hobbesiana ao defender a participação democrática em substituição ao despotismo absolutista.

B) São pedidas duas características do Antigo Regime às quais se opunha o pensamento iluminista. Dentre as que o aluno poderia explicar, ressalta-se:

  • Ausência de Constituição (lei maior que controle os atos dos governantes e garanta direitos aos governados);
  • Caráter vitalício e hereditário das monarquias absolutistas;
  • Formação de uma sociedade dividida em ordens, com privilégios ao clero e à nobreza (ex: ausência de tributação);
  • Justificativa do poder absolutista a partir da teoria do direito divino dos reis;
  • Forte intervenção do Estado na economia, vinculando-se às práticas mercantilistas;
  • Aproximação entre Estado e Igreja, por vezes havendo a submissão das instituições religiosas aos interesses governamentais.


QUESTÃO 6 (Tema: Imperialismo – partilha da África – transição do século XIX para o século XX)

A) O fenômeno histórico ao qual a charge faz referência é a partilha da África provocada pela corrida imperialista das nações industrializadas europeias, interessadas em mercados consumidores, mão-de-obra barata e matéria-prima barata existentes tanto no continente africano quanto no asiático.

Sobre as relações de poder, recorda-se a ocorrência de rivalidades e interesses que se chocavam, razão pela qual foi realizada a Conferência de Berlim (1885), satirizada na charge da questão. Tais disputas terminaram por provocar uma política de alianças entre as nações europeias (Tríplice Aliança e Tríplice Entente) e uma corrida armamentista (Paz Armada).

B) Pede-se a menção a dois aspectos que se relacionam ao fenômeno histórico apresentado pela charge. Dentre outros, o aluno poderia ressaltar:

  • Ideia de missão civilizadora como justificativa do imperialismo;
  • O Darwinismo Social, uma pseudociência que, além de justificar a corrida imperialista, provocou também o desenvolvimento da eugenia;
  • Disputas territoriais na África: questão do Egito, envolvendo o Canal de Suez; questão marroquina e a Conferência de Algeciras;
  • Conferências de Paz de Haia (1899 e 1907)
  • Primeira Guerra Mundial.

QUESTÃO 7 (Tema: Ditadura militar no Brasil)

A) O slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o” representa o caráter autoritário dos governos militares, sobretudo durante a administração do general Médici, quando a forte propaganda nacionalista incutia a ideia de que os contrários à ditadura eram também contrários ao país, veiculando a ideia de que os críticos deveriam se retirar da nação.

Pedem-se duas medidas adotadas na concretização do projeto político-ideológico dos militares, podendo ser apontadas, dentre outras:

  • Exílio dos opositores;
  • Tortura e repressão aos críticos;
  • Controle dos sindicatos;
  • Censura;
  • Propaganda nacionalista utilizando-se do futebol (Copa de 1970) e do milagre econômico (pode-se fazer menção a outro slogan famoso, “Ninguém segura este País”).

B) Pede-se que sejam mencionadas e explicadas duas reações contrárias da sociedade brasileira ao modelo político da ditadura. Note-se que é em relação ao modelo político, não apenas ao governo de Médici, o que engloba as várias manifestações ocorridas entre o1964 e 1985. O aluno poderia utilizar os seguintes movimentos em sua resposta:

  • Manifestações estudantis organizadas pela UNE;
  • Guerrilhas urbanas e rurais;
  • Música de protesto (MPB);
  • Setores progressistas da Igreja Católica, capitaneados por Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns;
  • Movimento pelas Diretas-Já.

QUESTÃO 8 (Tema: Modernização de Natal)

A) No entender de Cascudo, até o final do século XIX, Natal ainda era uma cidade com perspectivas provincianas, tendo uma função administrativa em relação ao Rio Grande do Norte, mas com pouca quantidade de população e sem os ritmos acelerados da vida moderna.

A partir da inserção de Natal na modernidade, provocada pelo desenvolvimento da economia algodoeira e pelos investimentos internacionais – advindos de empréstimos e interesses empresariais – há um rápido processo de urbanização, o qual provocou aumentos populacionais e o surgimento de novos bairros. Além disso, a instalação dos transportes urbanos – bonde elétrico – retirou os últimos resquícios de rivalidades entre os bairros da Ribeira e da Cidade Alta, garantindo sociabilidades entre a população natalense.

B) Pedem-se duas ações do governo nas primeiras décadas do século XX que permitiram Natal ser reconhecida como cidade. O aluno poderia mencionar, dentre outras:

  • Construção do Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão)
  • Reformas no porto de Natal;
  • Instalação de um sistema de transporte público (bondes elétricos);
  • Instalação da energia elétrica em várias ruas da cidade;
  • Planos de urbanização feitos por agrimensores e urbanistas europeus, destacando-se o "Plano Polidrelli" e o Plano Palumbo;
  • Pavimentação de ruas e construção de praças (espaços de sociabilidade);
  • Saneamento da Ribeira e da Cidade Alta, bem como aterramento de lagoas e charcos, os quais eram entendidos como fatores de propagação de doenças.


CARO ALUNO: RECORDE QUE ESTA É UMA EXPECTATIVA DE RESPOSTA. COMO HISTÓRIA É UMA DISCIPLINA BASTANTE SUBJETIVA, OUTROS ASPECTOS PODERIAM TER SIDO DISCUTIDOS. SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE ENVIAR SUA PERGUNTA, POIS TEREMOS O MAIOR PRAZER EM REPONDÊ-LA!

30 comentários:

Anônimo disse...

João Carlos, Na letra B da questão 6, eu poderia falar sobre a passeata dos 100mil?

Anônimo disse...

vocês são nota 10. Ja colocaram as chaves de resposta.
Obrigada!!

João Carlos Rocha disse...

Poderia falar sobre a passeata dos cem mil, sim! :D

Anônimo disse...

Na questão 8 eu poderia falar sobre Natal alargar as ruas seguindo o padrão da cidade de Paris?

Anônimo disse...

Na questão da ditadura poderia colocar a educação baseada nos valores nacionalistas e a intensiva propaganda nos meios de comunicação? E em relação às medidas da sociedade as passeatas e as greves dos trabalhadores? Quanto a modernização de Natal, citei a remodelação de Tirol e Petrópolis e as avenidas alargadas como o projeto de articulá-las. Serve?

Anônimo disse...

A criação do IHGRN pode ser uma caracteristica de modernização de Natal?

Anônimo disse...

Se trocar Conferência de Berlim por Congresso de Viena, mas tiver falado todo o resto da questão correta, perde muito ponto? :(
Ah e nessa questão da modernização de Natal, poderia citar a construção de novos bairros que deram origem hoje à Tirol e Petrópolis?

João Carlos Rocha disse...

"Na questão 8 eu poderia falar sobre Natal alargar as ruas seguindo o padrão da cidade de Paris?"

Poderia falar que a modernização, de fato, se deu a partir dos modelos importados de Paris e Londres, bem como dos modelos do Rio de Janeiro, sem problemas. Mas seria interessante fazer a especificação dos locais onde esses alargamentos ocorreram, para que a argumentação não ficasse vaga.

João Carlos Rocha disse...

"Na questão da ditadura poderia colocar a educação baseada nos valores nacionalistas e a intensiva propaganda nos meios de comunicação? E em relação às medidas da sociedade as passeatas e as greves dos trabalhadores? Quanto a modernização de Natal, citei a remodelação de Tirol e Petrópolis e as avenidas alargadas como o projeto de articulá-las. Serve?"

Serve, sim! Sem nenhum problema! As informações estão corretas, restava apenas fazer uma boa argumentação em torno delas. Boas férias!

João Carlos Rocha disse...

"A criação do IHGRN pode ser uma caracteristica de modernização de Natal?"

Isso depende de como você discutiu. Foi em torno do apoio à cultura? Foi em termos arquitetônicos/estruturais? Dependendo da sua argumentação, é válida a inserção do IHGRN.

João Carlos Rocha disse...

"Se trocar Conferência de Berlim por Congresso de Viena, mas tiver falado todo o resto da questão correta, perde muito ponto? :(
Ah e nessa questão da modernização de Natal, poderia citar a construção de novos bairros que deram origem hoje à Tirol e Petrópolis?"

Sobre o Congresso de Viena, provavelmente haveria perda de aproximadamente 0,3 décimos, dependendo de como você argumentou o resto da A. Se você argumentou o resto da A em torno do Congresso de Viena, perde 0,5. Se for a argumentação em torno do Imperialismo, perde aproximadamente os 0,3 que acabei de falar.

E sobre Natal, pode-se, sim, falar dos novos bairros, conforme citei na chave de respostas.

Anônimo disse...

E na questão do neocolonialismo, na B eu poderia citar segunda revolução industrial, e a busca por novas fontes energéticas?

Anônimo disse...

professor,na letra b sobre a questão da charge ,eu poderia ter falado sobre as unificações tardias da Alemanha e Itália para poderem entrar nessa corrida imperialista

Anônimo disse...

E a equipe da Geografia não vai postar as expectativas não? Valeu demais pela revisão e que Adailton consiga agora prever os números da mega sena também, além das questões subjetivas :)
Vocês são o melhor!!

João Carlos Rocha disse...

"E na questão do neocolonialismo, na B eu poderia citar segunda revolução industrial, e a busca por novas fontes energéticas?"

Pode citar, sem problemas. A segunda revolução industrial é um acontecimento relacionado ao processo imperialista.

João Carlos Rocha disse...

"professor,na letra b sobre a questão da charge ,eu poderia ter falado sobre as unificações tardias da Alemanha e Itália para poderem entrar nessa corrida imperialista?"

Pode citar, mas acho que a argumentação deve ser bem feita, porque é um aspecto um pouco mais distante. Mas, tudo certo!

João Carlos Rocha disse...

"E a equipe da Geografia não vai postar as expectativas não? Valeu demais pela revisão e que Adailton consiga agora prever os números da mega sena também, além das questões subjetivas :)
Vocês são o melhor!!"

A equipe de Geografia deve postar as expectativas amanhã. Fique atento!
E obrigado pelos elogios à equipe CIS!

Anônimo disse...

Na questão 8B eu poderia ter falado sobre o Plano Master Plan?
E na questão 6B sobre a influencia que o imperialismo causou na diversidade de linguas existentes no continente africano?

Anônimo disse...

Na questão 5B podia falar que o iluminismo criticava a falta de particpação social nas decisões da época? e que essas ideias de Rousseau foram base para a democracia atual?

João Carlos Rocha disse...

"Na questão 8B eu poderia ter falado sobre o Plano Master Plan?"

Poderia ter falado, sem problemas.


"E na questão 6B sobre a influencia que o imperialismo causou na diversidade de linguas existentes no continente africano?"

Dependendo da argumentação, pode utilizar essa ideia também.

João Carlos Rocha disse...

"Na questão 5B podia falar que o iluminismo criticava a falta de particpação social nas decisões da época? e que essas ideias de Rousseau foram base para a democracia atual?"

Sim, poderia.

Anônimo disse...

Joao carlos, na questao sobre a partilha da áfrica, na letra A eu poderia falar apenas IMPERIALISMO? não citei neocolonialismo

João Carlos Rocha disse...

"Joao carlos, na questao sobre a partilha da áfrica, na letra A eu poderia falar apenas IMPERIALISMO? não citei neocolonialismo"

Sim, sem qualquer problema!

Jeanderson Porto disse...

professor, na questão 5 letra A, eu poderia falar sobre o autoristarismo exercido pelo os reis no antigo regime? e na letra B, a questão pede duas caracteristica do antigo regime,é certo falar sobre o absolutismo e o mercantilismo? obrigado.

Anônimo disse...

professor ,na questão 6 letra B, é certo comentar sobre a colonização na ásia e africa? que atraves de um ideológia de quanto mais posse territorial tiver mais facilmente conquistara a hegemonia do mundo,ganhando assim caracteristicas imperialistas?

Anônimo disse...

Professor, na questão 7 letra B, é correto falar que as reaçoes ao governo militar foram as guerrilhas,movimentos de intelectuais e grupos liberais ?

Anônimo disse...

professor na questão 8 letra A, é corretto falar que Natal modernizou-se baseado em investimento estrangeiros,principalmente com o apoio dos EUA?e que tais açoes mudaram natal tanto na questão social,politica e economica ? obrigado.

Anônimo disse...

Na questão 6 letra B eu poderia ter citado como aspecto relacionado ao Imperialismo a "Belle Epoque" européia?

Anônimo disse...

Falei que a inserção de Natal na modernidade se deu através da vinda dos norte-americanos no contexto da 1ª guerra. Percebi que não era isso que se esperava na resposta, vou perder muito ponto?

Luiz Eduardo disse...

Professor, na questão 6A, eu falei que as relações de poder entre as nações industrializadas européias, se baseava na corrida imperialista, que se inseria na disputa por áreas estratégicas dentro de um contexto geoeconômico.

Isso está certo?