domingo, 27 de novembro de 2011

Expectativas de respostas - TERCEIRA SEMANA DE REVISÃO

TERCEIRA SEMANA DE REVISÃO


QUESTÃO 1



A) Homero descreve a sociedade dos ciclopes do ponto de vista grego, ou seja, destacando as características das cidades gregas, que valorizavam a soberania, com suas formas próprias de organizar o poder e definir a participação dos cidadãos, a partir de uma ótica política. Caminha também se utiliza de uma ótica própria para definir e entender os nativos da América, a partir de um ponto de vista religioso, cristão, uma vez que a religiosidade tinha papel preponderante na formação cultural europeias, em particular Ibérica.

B) Caminha expressa um objetivo religioso, de catequização (apesar de ainda ter sido realizado o Concílio de Trento e de não existir a ordem dos jesuítas). O objetivo econômico pode ser compreendido pelo “sentido da colonização”, ou seja, obter riquezas nas áreas colônias. A obtenção e acumulação de riqueza eram a base do mercantilismo, que pressupunha que a riqueza de uma nação era definida pelo acúmulo de metais preciosos e que estes poderiam ser obtidos a partir da intensificação do comércio de produtos tropicais na Europa.




QUESTÃO 2


Dois dos objetivos:

• fixar população portuguesa à terra.

• garantir o controle político do território por Portugal.

• produzir mercadoria de alto valor comercial no mercado europeu.

• garantir rendas à Coroa Portuguesa por meio da produção de gêneros de valor comercial.

• garantir o monopólio do Atlântico Sul e, consequentemente, da rota marítima para o Oriente.

• afirmar a preponderância portuguesa no cenário das grandes nações europeias do século XVI.

Duas das características:

• existência de atividades econômicas utilizando mão de obra livre.

• desenvolvimento de relações comerciais internas e com outras regiões, apesar das proibições características do monopólio metropolitano.

• existência de uma quantidade de capital circulante na colônia, empregado não só no tráfico negreiro como também na criação do gado e na lavoura de subsistência, voltadas principalmente para o mercado interno.

O texto destaca principalmente os objetivos econômicos, enumerando atividades produtivas, destacadas como geradoras de riqueza.

A crítica à análise tradicional procura destacar o dinamismo da colônia, que pressupõe a existência da pequena propriedade voltada para a subsistência ou a pecuária, desenvolvida a partir do trabalho livre.


QUESTÃO 3



A) Uma interpretação considera que a luta contra os holandeses foi movida por um elemento ideológico, abstrato, o sentimento de pertencer a uma “nacionalidade” – a brasileira - e de pertencer a um país, o Brasil, ocupado por elementos estrangeiros. A segunda interpretação valoriza os interesses econômicos, considerando que a luta pela expulsão dos holandeses se deve ao processo de exploração imposto aos latifundiários ligados a produção canavieira.

B) O interesse dos holandeses – na verdade da Companhia das Índias Ocidentais – no comércio do açúcar, já praticado pelos holandeses antes mesmo da União Ibérica; e a luta contra a Espanha, maior potência da época, da qual a Holanda havia se separado em 1579.

QUESTÃO 4


1. Tratado de Tordesilhas: a linha de Tordesilhas é imaginária e foi estabelecida para dividir o mundo entre Portugal e Espanha; Tratado de Madri: a linha demarcatória divide as terras de Portugal e Espanha na América e baseia-se no princípio do uti possidetis, que leva em consideração a ocupação dessas regiões

2. O Tratado de Tordesilhas foi definido em 1494, época em que apenas Portugal e Espanha realizavam a expansão marítima e a conquista de terras fora da Europa. As duas nações eram as grandes potencias econômicas europeias. O Tratado de Madri foi definido em 1750, época de apogeu da exploração aurífera no Brasil, que garantia riqueza significativa para Portugal; ao mesmo tempo, a Espanha vivia um período de decadência, com a redução da extração de minérios em suas colônias e com a derrota na Guerra de Sucessão, encerrada em 1715, que a forçou a fazer diversas concessões.


QUESTÃO 5

A) De acordo com o texto, ao contratarem famílias no regime de parceria, os fazendeiros disporiam da mão de obra barata e abundante com a vantagem de as famílias não abandonarem as fazendas.


B) Entre os fatores que levaram o governo paulista a subvencionar a imigração no final do século XIX, pode-se mencionar a crescente demanda por mão-de-obra no contexto doe movimentos e leis no sentido da abolição da escravidão, a necessidade de aumentar a oferta de mão-de-obra para abaixar os salários e o ideal de branqueamento da população defendido pelas elites influenciadas por teorias racistas da época e o preconceito contra os escravos libertos.



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