domingo, 27 de novembro de 2011

Expectativas de respostas - SEGUNDA SEMANA DE REVISÃO

SEGUNDA SEMANA DE REVISÃO

QUESTÃO 1

Concepções inovadoras de artistas:

• técnicas de perspectiva, de tridimensionalidade, introduzindo a impressão de realismo;

• inclusão de paisagens da natureza;

• influência do humanismo na reprodução de formas humanas;

• temas religiosos revestidos de percepção humanista.

Concepções inovadoras de escritores:

• humanismo, destacando-se as emoções humanas;

• textos em línguas nacionais, abordando temas profanos e das culturas locais;

• revisão crítica de textos clássicos;

• inclusão de temas políticos.

Concepções inovadoras de cientistas:

• valorização da observação e da experiência;

• influência do humanismo, libertando o estudo do universo e da Terra;

• abordagens de estudos no campo da física e no da medicina.

Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.

QUESTÃO 2

A queda da Bastilha simbolizou a vitória dos ideais revolucionários sobre o regime absolutista e aristocrático.

Duas das propostas:

• direito ao voto.

• soberania popular.

• cidadania política.

• liberdade de religião.

• liberdade de expressão.

• igualdade perante a lei.

• sistema político representativo.

• estabelecimento do sistema republicano.

• estabelecimento de regimes parlamentares.

• divisão do poder político em três instâncias: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A bastilha era uma fortaleza de origem medieval, mas utilizada pelo governo absolutista como prisão, onde eram encarcerados os inimigos políticos.

Vale destacar que o direito ao voto e a ideia de “soberania popular” foram defendidos de forma diferente durante a Revolução, pois os girondinos propunham o “voto censitário”, enquanto os jacobinos defendiam o “voto universal masculino”.

QUESTÃO 3

A) Antes da Primeira Guerra Mundial as batalhas eram caracterizadas por “guerras de movimento”, com o deslocamento de grande contingente humano, com armas pessoais e enfrentamentos “corpo-a-corpo” nos quais os indivíduos eram decisivos. Com o avanço da tecnologia bélica durante a Primeira Guerra Mundial, houve grande modificação nos conflitos, com a percepção de que as armas de destruição em massa é que determinavam as possibilidades de vitória, com a destruição da infraestrutura inimiga e não necessariamente com a eliminação do exército adversário.

B) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que tem forte relação ao momento vivido pelo capitalismo do final do século XIX e início do XX, pois um dos principais motivos geradores do conflito foi a disputa imperialista entre as nações europeias, envolvidas no neocolonialismo com o objetivo de explorarem matéria-prima, mão de obra barata e garantir mercado consumidor, instalando suas indústrias e ampliando o poderio econômico. Portanto foi a expansão do capitalismo em sua fase imperialista, com intensa disputava por territórios na África e Ásia que deu origem à Grande Guerra.

QUESTÃO 4

O aluno poderá desenvolver, entre outros, dois dos seguintes princípios: o antissemitismo, ou seja, o ódio e perseguição aos judeus; o racismo, ao considerar como seres inferiores todos aqueles que não fossem de origem ariana, como os próprios judeus, ciganos, eslavos etc; o totalitarismo, ou seja, a defesa de que a vida social e o indivíduo devam estar inteiramente submetidos aos interesses de um Estado autoritário, o que autorizaria a este eliminar as liberdades individuais; as forças políticas de oposição e a democracia representativa; o militarismo, como instrumento de defesa de uma ordem que assegure a obediência ao Estado; garanta um aparato repressivo capaz de impedir qualquer tipo de oposição a suas diretrizes e sirva de base para uma política expansionista; o unipartidarismo, a concepção de que um único partido inteiramente identificado com as orientações do Estado totalitário é capaz de representar a sociedade; o pan-germanismo, produto de um nacionalismo extremado que defendia a organização de todos os alemães em um único Estado germânico que fosse a expressão da superioridade da raça ariana.

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