QUARTA SEMANA DE REVISÃO
QUESTÃO 1
A) Três fatores da expansão marítimo-comercial europeia
Conquista de Constantinopla – ao interditar o comércio de especiarias no Mediterrâneo, estimulou a busca por um novo caminho até os fornecedores orientais.
Necessidade de novos mercados – o renascimento comercial e urbano europeu, atrelado à busca por novos caminhos para o Oriente, impulsionou a necessidade de novos mercados para o artesanato e as manufaturas europeias.
Escassez de metais preciosos – com produção insuficiente, os europeus estabeleceram como solução para o problema da escassez de metais, a descoberta de novas jazidas em outras regiões do mundo.
Interesses dos Estados nacionais – a expansão comercial aumentaria os poderes dos reis, manteria os privilégios da nobreza e elevaria os lucros da burguesia. Além disso, os estados nacionais poderiam arrecadar novos impostos.
Propagação da fé cristã – herdeiros de uma tradição medieval, os europeus utilizam a motivação religiosa como justificativa para conquistar e converter povos não-cristãos.
Ambição material – movidos pelos ideais de valer mais, ter mais e ser mais, os participantes do empreendimento expansionista buscaram amealhar recursos e elevarem seus status social.
Desenvolvimento tecnológico – a expansão tornou-se possível graças ao desenvolvimento científico-tecnológico, que permitiu as navegações a grandes distâncias. Ilustram esse desenvolvimento: o uso da bússola, do astrolábio e do quadrante; a invenção da caravela; o aperfeiçoamento dos mapas e a aceitação da noção de que a Terra é redonda.
B) Duas razões para a construção da Fortaleza dos Reis Magos
Constante presença estrangeira no litoral do Rio Grande – como decorrência das disputas entre as potências europeias, o litoral potiguar foi alvo constante da ação dos traficantes de pau-brasil, em especial, os franceses. A construção da Fortaleza visava não só a garantir a posse do território, mas também a evitar eventuais incursões estrangeiras.
Determinações das cartas filipinas - Com o intuito de proteger a capitania de eventuais ataques inimigos, o rei Filipe II determina a construção de uma fortaleza na barra do Rio Grande, denominada de Fortaleza dos Reis Magos, resultando na conquista efetiva e ocupação da capitania do Rio Grande.
Fundação da Cidade do Natal – concomitante à construção da Fortaleza é ordenada a fundação de uma cidade, cujos objetivos primordiais eram promover a ocupação e garantir a posse do território conferido a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.
Base de apoio para a conquista e ocupação do Norte da colônia portuguesa – A construção da Fortaleza foi uma base de apoio relevante no processo de consolidação do domínio português, combatendo os franceses que ocuparam a região do Maranhão. Em razão da participação de Jerônimo de Albuquerque nesses empreendimentos, ao seu nome se acrescentou “Maranhão”.
QUESTÃO 2
A) Após o golpe de novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso nacional e centralizou as atribuições do Legislativo. O governo proibiu a existência de partidos políticos e passou a exercer a censura sobre os meios de comunicação.
B) Vargas aprofundou a política industrialista, baseada num discurso nacionalista, e nessa época instalou no país a Companhia Siderúrgica Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo os polos industriais mais próximos.
QUESTÃO 3
Duas das medidas:
• controle da inflação.
• controle do câmbio pelo Estado.
• favorecimento do grande capital.
• controle da mão de obra por meio de políticas de arrocho salarial.
• favorecimento do consumo de bens duráveis por meio da facilitação do crédito.
• estímulo ao crescimento do setor industrial de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e automóveis.
Dois dos efeitos:
• arrocho salarial.
• concentração de renda.
• perda da estabilidade no emprego.
• aumento das desigualdades sociais.
• aumento das desigualdades regionais.
• aumento da concentração da propriedade urbana e rural.
A primeira imagem retrata o aumento do consumo da classe média, que adquiriu não apenas seu primeiro carro na época, mas também a sua primeira casa, refletindo a queda da taxa de juros e as facilidades na obtenção de empréstimos. Destaca o consumo como sinal de ascensão social. A segunda imagem, uma charge, faz uma crítica a situação de pobreza da família brasileira que, se não tem o que comer, deveria se contentar com a “taça do mundo”, conquistada pela seleção brasileira de futebol em 1970 no México, ironizando o ufanismo dos governantes do período.
QUESTÃO 4
A) Assim denominada pelo Deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, valorizava o resgate das liberdades democráticas e de um conjunto de direitos que reforçavam a participação política e demais direitos políticos, após vinte e um anos de ditadura.
B) Os “anos 80” são normalmente entendidos como “a década perdida” devido aos problemas econômicos e a estagnação vivida pelo país. O problema mais evidente era a inflação, que durante o governo Sarney atingiu o mais alto índice de nossa história e foi responsável pela elaboração de quatro planos econômicos diferentes. A dívida externa, o desemprego e o atraso no desenvolvimento industrial são outros problemas da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário