domingo, 27 de novembro de 2011

Expectativas de respostas - QUARTA SEMANA DE REVISÃO

QUARTA SEMANA DE REVISÃO

QUESTÃO 1

A) Três fatores da expansão marítimo-comercial europeia

Conquista de Constantinopla – ao interditar o comércio de especiarias no Mediterrâneo, estimulou a busca por um novo caminho até os fornecedores orientais.

Necessidade de novos mercados – o renascimento comercial e urbano europeu, atrelado à busca por novos caminhos para o Oriente, impulsionou a necessidade de novos mercados para o artesanato e as manufaturas europeias.

Escassez de metais preciosos – com produção insuficiente, os europeus estabeleceram como solução para o problema da escassez de metais, a descoberta de novas jazidas em outras regiões do mundo.

Interesses dos Estados nacionais – a expansão comercial aumentaria os poderes dos reis, manteria os privilégios da nobreza e elevaria os lucros da burguesia. Além disso, os estados nacionais poderiam arrecadar novos impostos.

Propagação da fé cristã – herdeiros de uma tradição medieval, os europeus utilizam a motivação religiosa como justificativa para conquistar e converter povos não-cristãos.

Ambição material – movidos pelos ideais de valer mais, ter mais e ser mais, os participantes do empreendimento expansionista buscaram amealhar recursos e elevarem seus status social.

Desenvolvimento tecnológico – a expansão tornou-se possível graças ao desenvolvimento científico-tecnológico, que permitiu as navegações a grandes distâncias. Ilustram esse desenvolvimento: o uso da bússola, do astrolábio e do quadrante; a invenção da caravela; o aperfeiçoamento dos mapas e a aceitação da noção de que a Terra é redonda.


B) Duas razões para a construção da Fortaleza dos Reis Magos

Constante presença estrangeira no litoral do Rio Grande – como decorrência das disputas entre as potências europeias, o litoral potiguar foi alvo constante da ação dos traficantes de pau-brasil, em especial, os franceses. A construção da Fortaleza visava não só a garantir a posse do território, mas também a evitar eventuais incursões estrangeiras.

Determinações das cartas filipinas - Com o intuito de proteger a capitania de eventuais ataques inimigos, o rei Filipe II determina a construção de uma fortaleza na barra do Rio Grande, denominada de Fortaleza dos Reis Magos, resultando na conquista efetiva e ocupação da capitania do Rio Grande.

Fundação da Cidade do Natal – concomitante à construção da Fortaleza é ordenada a fundação de uma cidade, cujos objetivos primordiais eram promover a ocupação e garantir a posse do território conferido a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.

Base de apoio para a conquista e ocupação do Norte da colônia portuguesa – A construção da Fortaleza foi uma base de apoio relevante no processo de consolidação do domínio português, combatendo os franceses que ocuparam a região do Maranhão. Em razão da participação de Jerônimo de Albuquerque nesses empreendimentos, ao seu nome se acrescentou “Maranhão”.


QUESTÃO 2


A) Após o golpe de novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso nacional e centralizou as atribuições do Legislativo. O governo proibiu a existência de partidos políticos e passou a exercer a censura sobre os meios de comunicação.

B) Vargas aprofundou a política industrialista, baseada num discurso nacionalista, e nessa época instalou no país a Companhia Siderúrgica Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo os polos industriais mais próximos.

QUESTÃO 3

Duas das medidas:

• controle da inflação.

• controle do câmbio pelo Estado.

• favorecimento do grande capital.

• controle da mão de obra por meio de políticas de arrocho salarial.

• favorecimento do consumo de bens duráveis por meio da facilitação do crédito.

• estímulo ao crescimento do setor industrial de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e automóveis.

Dois dos efeitos:

• arrocho salarial.

• concentração de renda.

• perda da estabilidade no emprego.

• aumento das desigualdades sociais.

• aumento das desigualdades regionais.

• aumento da concentração da propriedade urbana e rural.

A primeira imagem retrata o aumento do consumo da classe média, que adquiriu não apenas seu primeiro carro na época, mas também a sua primeira casa, refletindo a queda da taxa de juros e as facilidades na obtenção de empréstimos. Destaca o consumo como sinal de ascensão social. A segunda imagem, uma charge, faz uma crítica a situação de pobreza da família brasileira que, se não tem o que comer, deveria se contentar com a “taça do mundo”, conquistada pela seleção brasileira de futebol em 1970 no México, ironizando o ufanismo dos governantes do período.


QUESTÃO 4


A) Assim denominada pelo Deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, valorizava o resgate das liberdades democráticas e de um conjunto de direitos que reforçavam a participação política e demais direitos políticos, após vinte e um anos de ditadura.

B) Os “anos 80” são normalmente entendidos como “a década perdida” devido aos problemas econômicos e a estagnação vivida pelo país. O problema mais evidente era a inflação, que durante o governo Sarney atingiu o mais alto índice de nossa história e foi responsável pela elaboração de quatro planos econômicos diferentes. A dívida externa, o desemprego e o atraso no desenvolvimento industrial são outros problemas da época.

Nenhum comentário: