segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GABARITO E COMENTÁRIOS - PROVA DE GEOGRAFIA UFRN 2012

QUESTÕES:


33 - C :Questão trabalhada em sala de aula quando abordou-se a tipologia do relevo no RN.


34 - A : Durante a revisão e no decorrer do ano essa temática foi abordada falando-se que a população brasileira concentra-se no litoral,especialmente no sudeste e sul,principalmente devido ao dinamismo econõmico dessas áreas.


35 - C : Questão que aborda algumas das principais microrregiões do RN e que exigia conhecimento mínimo de algumas localidades.Foi abordada em aulões e na revisão.


36 - D : Questão clássica sobre as transformações ocorridas nas fronteiras da Europa desde a queda do Muro de Berlim e da dissolução da URSS (1989 - 1991).Abordada largamente nas aulas,aulões.


37 - B: Essa questão pode fazer o aluno que a leu apresadamente errar,pois a região nordeste apresenta o maior número de projetos de parques eólicos instalados no país,além do maior potencial gerador.A região sudeste apresenta o maior potencial de biomassa,devido à cana de açúcar - região maior produtora.


38 - C :Questão clássica sobre o Oriente Médio e sua importância geopolítica que reside no fato de sua localização estratégica e elevada produção de petróleo.Muito comentada durante as aulas.
39 - A : Elevada pertinência durante as abordagens nas aulas e revisão. Chuvas frontais no litoral nordestino,provocadas pelo encontro da mPa (fria e úmida) com a mTa (quente e úmida).
40 - B : Questão básica e conceitual sobre os ciclos das estações (Solstícios e Equinócios).
41 - B : Essa questão cobra o conceito básico sobre escalas grandes e mais detalhadas e escalas pequenas e menos detalhadas. Tema abordado em aulas.As figuras se repetiram de vestibulares passados.
42 - Talvez a questão mais complicada,pois pode induzir o aluno desatento ao erro de achar que a técnica é o terraceamento.Mas as plantações seguindo as cotas altimétricas do terreno,chama-se de curvas de nível.
43 - C : Outra questão conceitual que aborda os fusos horários.Comentada em sala durante a revisão e as aulas semanais.
44 - Terceira questão sobre RN e bastante típica sobre climatologia.O litoral setentrional se caracteriiza por apresentar clima semi-árido com elevada insolação e baixa pluviosidade o que lhe denota alta produção salineira.

Um comentário:

Luiz Eduardo disse...

Parabéns pela equipe de geografia! A prova (tanto a objetiva quanto a discursiva) estava totalmente de acordo com o que vcs passaram durante o ano!

Valew!