segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Obrigado mais uma vez.
A equipe de Geografia do CIS agradece, mais uma vez, a presença marcante dos alunos ao segundo evento com a peça "Eles não usam black tie" e mais a equipes de história-geografia do CIS e literatura do Call.
Novamente o evento foi um suceso e os alunos se portaram de forma mais que exemplar.A satisfação dos alunos com o evento é também a nossa imensa satisfação ao prestarmos um serviço que contribua para enriquecer com processo de ensino-aprendizagem dos futuros alunos da UFRN e demais faculdades do RN e de outros Estados.
Um abraço a todos e todas e nossos sinceros agradecimentos.
Novamente o evento foi um suceso e os alunos se portaram de forma mais que exemplar.A satisfação dos alunos com o evento é também a nossa imensa satisfação ao prestarmos um serviço que contribua para enriquecer com processo de ensino-aprendizagem dos futuros alunos da UFRN e demais faculdades do RN e de outros Estados.
Um abraço a todos e todas e nossos sinceros agradecimentos.
Eles não usam black tie (parte 02)

O Call, parceiro do CIS neste evento, se fez representar por meio dos professores Carlos Henrique e Marco Aurélio, que analisou a obra com os futuros aprovados no vestibular.
Eduardo, aluno do CEI, e Gabriela, do CIS, enfatizaram a qualidade da aula e a importância da interdisciplinaridade.

Amanda e Patrícia, alunas do CEI, avaliaram a aula como decisiva para um bom resultado nas questões inerentes ao texto que venham a ser cobradas no vestibular: “o CIS deveria realizar mais aulas neste estilo”.

domingo, 3 de agosto de 2008
Aulão de revisão de História Geral.
Resposta do desafio em casa parte 03
A questão do desafio proposto foi esssa:
Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo, o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país. Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Européia para a produção de açúcar. (Adaptado de Renée Pereira, "Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade", O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).
a) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.
b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.
Para responder essa questão o aluno deverá considerar:
a)O proálcool foi criado na década de 70 à reboque da crise do petróleo de 1973 como uma alternativa nacional à importação dessa fonte energética.O atual período enseja dois momentos:o primeiro de que há uma crise petrolífera devido ao escasseamanto do produto com cerca de 50% das reservas já consumidas e o segundo é a questão da necessidade de fontes alternativas ao petróleo que sejam menos poluentes e renováveis,dentro dessa lógica se insere a nova onda do etanol brasileiro.
b)Os subsídios praticados pelas nações desenvolvidas à sua agricultura confere a estes uma maior produção,devido ao alto grau de mecanização e torna seus produtos mais acessíveis,pois seus preços serão menores no mercado,pois os produtos agrícolas das nações menos desenvolvidas sofrem com o protecionismo e as sobretaxações exercidas pelas economias mais desenvolvidas,prejudicando sua inserção nesses mercados e suas respectivas economias que vivem muito da exportação de commodities.
Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo, o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país. Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Européia para a produção de açúcar. (Adaptado de Renée Pereira, "Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade", O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).
a) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.
b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.
Para responder essa questão o aluno deverá considerar:
a)O proálcool foi criado na década de 70 à reboque da crise do petróleo de 1973 como uma alternativa nacional à importação dessa fonte energética.O atual período enseja dois momentos:o primeiro de que há uma crise petrolífera devido ao escasseamanto do produto com cerca de 50% das reservas já consumidas e o segundo é a questão da necessidade de fontes alternativas ao petróleo que sejam menos poluentes e renováveis,dentro dessa lógica se insere a nova onda do etanol brasileiro.
b)Os subsídios praticados pelas nações desenvolvidas à sua agricultura confere a estes uma maior produção,devido ao alto grau de mecanização e torna seus produtos mais acessíveis,pois seus preços serão menores no mercado,pois os produtos agrícolas das nações menos desenvolvidas sofrem com o protecionismo e as sobretaxações exercidas pelas economias mais desenvolvidas,prejudicando sua inserção nesses mercados e suas respectivas economias que vivem muito da exportação de commodities.
Dicas de como estudar
Se você é desses que se deixam interromper por qualquer motivo pode estar certo que aí está a causa de seus problemas escolares. Nada atrapalha mais o estudo do que começar e parar, começar e parar... Para evitar esse problema, aqui vão algumas dicas:
· Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Descubra em qual período do dia você é mais produtivo, pois isso varia de pessoa para pessoa. Peça que alguém da casa atenda ao telefone, avisando que você está ocupado. Se for com você, retorne a ligação logo que possível.
· Procure um canto sossegado para estudar. Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Esse tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde você gosta de ficar. Mas tem também de ser um local em que você possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que você quer se concentrar.
· Organize uma seqüência de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.
· No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retorne às tarefas.
· Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra para tudo.
· Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se você não esta perdendo tempo à toa.
· Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.
· Evite fazer " visitas " à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Não é verdade que você pode ter sede, fome ou necessidade de ir ao banheiro durante esse período - tudo isso é desculpa para se desconcentrar. Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!
· Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Descubra em qual período do dia você é mais produtivo, pois isso varia de pessoa para pessoa. Peça que alguém da casa atenda ao telefone, avisando que você está ocupado. Se for com você, retorne a ligação logo que possível.
· Procure um canto sossegado para estudar. Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Esse tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde você gosta de ficar. Mas tem também de ser um local em que você possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que você quer se concentrar.
· Organize uma seqüência de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.
· No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retorne às tarefas.
· Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra para tudo.
· Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se você não esta perdendo tempo à toa.
· Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.
· Evite fazer " visitas " à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Não é verdade que você pode ter sede, fome ou necessidade de ir ao banheiro durante esse período - tudo isso é desculpa para se desconcentrar. Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!
A escolha certa.
Caros alunos, é conveniente alertarmos para esse período final que antecede o vestibular.
Sabemos da ansiedade vivenciada por vocês,principalmente quando agora se aproxima o período de inscrições.Cuidado nas escolhas que vão fazer,reflitam muito a respeito disso e escolham com o coração e um pouco da racionalidade o caminho que vão trilhar.
Lembrem-se de que a ansiedade é inimiga de uma boa escolha e,principalmente, de uma boa preparação nessa reta final.
O sucesso acontece para qualquer um que sabe fazer a coisa certa, sem medo de enfrentar os percalços e os desafios que se apresentarão pela frente.
sábado, 2 de agosto de 2008
Aulão de revisão de História Geral.
Ceará-Mirim comera 150 anos de emancipação.

O município de Ceará Mirim, localizado a 33 km de Natal, na região do Mato Grande, comemora 150 anos de emancipação política com uma grande festa, nessa quarta-feira, 30 de Julho.
As comemorações começarão partir das 17h com uma missa solene comemorativa aos 150 anos da pedra fundamental da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O destaque fica por conta da exposição "Ceará-Mirim 150 anos - ontem e hoje", uma homenagem ao pintor Tomé Filgueira.
A festa de emancipação política de Ceará-Mirim é tida como uma tradição histórica que conta o desenvolvimento de um povoado formado por uma sociedade alicerçada economicamente na cultura da cana-de-açúcar.
Entre os intelectuais ceara-mirinhenses, destaque para as figuras de Madalena Antunes, Nilo Pereira, Juvenal Antunes, Edgar Barbosa e Sanderson Negreiros.
No folclore, destacam-se os Caboclinhos do Ceará Mirim, que desde o ano de 1952 apresentam-se para o povo. É também Ceará Mirim o município onde existe o maior número de lendas. Entre elas, “O Porão e a Lenda da Cabeça”.
A origem do nome da cidade
De acordo com Luís da Câmara Cascudo, a origem do nome da cidade é dada pela “Seara, várzea do Seara”, rio mencionado pelo historiador no livro “Nomes da Terra”, Sebo Vermelho Edições, que tinha sua nascente entre Lajes e Angicos, atravessando os municípios de João Câmara e Taipu, despejando no mar na Barra de Inácio de Góis. A tradução do vocábulo “Ceará”, segundo o escritor José de Alencar é “fala ou canto do papagaio”.
De acordo com Luís da Câmara Cascudo, a origem do nome da cidade é dada pela “Seara, várzea do Seara”, rio mencionado pelo historiador no livro “Nomes da Terra”, Sebo Vermelho Edições, que tinha sua nascente entre Lajes e Angicos, atravessando os municípios de João Câmara e Taipu, despejando no mar na Barra de Inácio de Góis. A tradução do vocábulo “Ceará”, segundo o escritor José de Alencar é “fala ou canto do papagaio”.
“No Vale cobriu-se de canaviais e, sede de rico patriarcado agrícola e industrial, com elegância e poderio econômico, Ceará-Mirim tornou-se um dos primeiros municípios da Província do Estado”, escreveu Câmara Cascudo.
Fonte: http://www.grandeponto.blogspot.com/
O CIS e Beijing 2008. (Parte 06 - Final)

A Revolução Chinesa de 1949.
A Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, provocou profundas transformações na China que até hoje se faz presente no cotidiano de seu povo. Para entender essa revolução, devemos nos voltar para a situação da China do século XIX. Naquele período, o país sofreu com a dominação imperialista promovida pelas nações capitalistas européias, principalmente, da Inglaterra.
Nas primeiras décadas do século XX, a população chinesa passava por intensas dificuldades econômicas que pioraram drasticamente as condições de vida do povo chinês. Mediante um movimento contra a presença estrangeira no país, a dinastia Manchu deu fim ao governo imperial e criou um novo governo: a República da China. Mesmo com tal mudança, ainda em 1915, o país foi politicamente dominado pelo governo japonês.
Insatisfeitos com a dominação nipônica, uma grande mobilização política do povo chinês promoveu, em 1921, a criação do Partido Comunista Chinês. Devido seu forte apelo popular, o novo partido foi visto como uma ameaça à ordem governamental e, por isso, seu líderes e participantes passaram a ser perseguidos pelas autoridades do país.
Impedidos de participarem das questões políticas de seu país, os comunistas chineses, sob a liderança de Mao Tse-tung, começaram a mobilizar as populações camponesas atraídas pela promessa do uso coletivo das terras e a criação de um sistema político igualitário. Contando com o apoio dos camponeses, Mao Tse-tung criou o Exército Vermelho, que entre os anos 30 e 40 lutou contra o governo chinês.
Após esse período de batalhas, os comunistas dominaram Pequim, em 1949, e Mao Tse-tung foi aclamado como novo líder da República Popular da China. Inicialmente apoiado pelo governo comunista soviético, o governo comunista chinês criou um grande projeto de transformação político-econômico chamado Grande Salto para Frente. Pouco depois, em 1966, surgiu um programa de controle cultural, político e ideológico chamado de Revolução Cultural. Com a morte de Mao Tse-tung, em 1976, a Revolução Cultural teve seu fim e as políticas econômicas do país se abriram para a economia mundial.
Por Rainer Sousa
Por Rainer Sousa
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