quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tecnologia: seu iphone está te espionando e guardando os registros sem proteção.




A ideia de que os movimentos dos usuários de smartphones estão sendo gravados pelas fabricantes dos aparelhos não novidade, nem paranoia: celulares modernos têm dispositivos de rastreamento. Por isso Richard Stallman, um dos fundadores do movimento software livre, não tem um. “Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, disse o programador e ativista. A novidade é que dois pesquisadores americanos, Alasdair Allan e Pete Warden, acharam o arquivo escondido que guarda essas informações dentro dos produtos da Apple.

De acordo com Allan e Warden, eles estavam procurando em seus iPhones desbloqueados por informações que pudessem ser visualizadas quando encontraram sem querem o arquivo “consolidated.db”, com dados detalhados de lugares que eles estiveram – latitude, longitude, hora e endereço IP da rede que estavam usando naquele momento. O rastreamento começa quando os iPhones passaram a ter o sistema operacional iOS 4, lançado em junho de 2010. As operadoras de celular têm esse tipo de informação, mas os arquivos normalmente só são acessível por ordem judicial.

“A Apple tornou possível para quase qualquer pessoa – uma esposa ciumenta, um detetive particular – com acesso ao seu celular ou computador conseguir informação detalhada sobre onde você esteve”, Warden disso ao Guardian. A dupla, que se considera geek e diz adorar a Apple, ficou preocupada com a empresa colocar esse arquivo sem proteção, e sem avisar os usuários, no iPhone e no iPad, mas, por outro lado, também ficou animada com as possibilidades de “inovação e coisas legais” que pode ser possível fazer com esse tipo de informação. A imagem no começo do post é uma visualização dos dados de rastreamento do iPhone.

Não há nenhum dano imediato por conta da disponibilidade dos dados. Também não há evidências que sugerem que esses dados estão deixando sua custódia. Mas por que esses dados são armazenados e como a Apple pretende – ou não – utilizá-los são questões importantes que precisam ser exploradas.

Fonte: 20/4/2011 Redação ÉpocaCiência & Tecnologia Tags: 190411, Apple, iPad, iPhone, privacidade

Nenhum comentário: