quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA - Expectativa de resposta para a QUESTÃO 08

Questão 08

·Referindo-se à Revolução de 30, a questão pedia para o aluno analisar duas medidas adotadas por Vargas contra as práticas políticas da Primeira República e, em seguida, citar duas repercussões do movimento no Rio Grande do Norte.

A)

O aluno deveria lembrar, primeiramente, que a Revolução de 30 agiu contra o caráter oligárquico vigente durante a Primeira República. Principalmente contra o domínio dos cafeicultores paulistas, Vargas aproximou-se de setores opositores que contribuíram para o referido movimento. Pode-se pensar aqui na contribuição dos tenentes e no apoio de uma classe média urbana que se formava naquele contexto.

Nesse sentido, as medidas políticas que poderiam ser citadas e analisadas são:

* O fechamento do Congresso, formado pelos representantes das oligarquias eleitas por um sistema eleitoral considerado fraudulento permitido pela Constituição de 1891 (o voto aberto).
* A nomeação de interventores em substituição dos governadores dos Estados, rompendo assim com a chamada “Política dos Governadores” surgida na República Velha, que alicerçava a violenta e oligárquica política local dos coronéis e garantia a vigência do regime.

B)

As repercussões da Revolução de 30 no Rio Grande do Norte poderiam ser as seguintes:

* Deposição do governo de Juvenal Lamartine, político pertencente a oligarquia Bezerra de Medeiros. Lembrando que a Revolução de 30 no Rio Grande do Norte foi organizada por Café Filho, que se aproximou dos grupos locais de trabalhadores.
* A instituição de um período que repreendeu politicamente as oligarquias locais, chamado de “Período dos Interventores”, que durou de 1930 até 1934, quando iniciou-se o “Governo Constitucional” da Era Vargas. Nesse momento, no Rio Grande do Norte, foi eleito o governador Rafael Fernandes.
***
Lembramos que essas são as sugestões da equipe de História para a resolução da prova discursiva do Vestibular 2010 da UFRN. Sem dúvida, o aluno CIS pôde respondê-las muito bem a partir do que sintetizamos no nosso blog, bem como utilizando conhecimento mais vasto, adquirido durante todo o ano de estudos dedicados.
Sucesso para todos e até breve!

3 comentários:

Maria Antonela disse...

Professor, obrigada pelas expectativas de resposta.

Anônimo disse...

Nessa letra B não podemos falar da Intentona Comunista? Ocorreu em 1935 e foi fomentada pela arbitrariedade que se encaminhava o governo Vargas e só teve sucesso -embora provisório- aqui. Depois disso veio o Plano Cohen e todos sabem q ele foi de suma importância para a implantação do Estado Novo. Não encontro isso em nenhuma expecativa de resposta =( Obrigada.

Anônimo disse...

Mariano, na alternativa A eu poderia dizer que Vargas, através de uma política intervencionista, retirou as oligarquias do poder e colocou dirigentes fiéis ao poder federal?