sexta-feira, 12 de junho de 2009

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL



Um dos fatores mais decisivos na caracterização do clima de uma dada região é a atuação das massas de ar, pois “emprestam” suas características ao tempo e ao clima dos lugares por onde circulam. A origem quanto às zonas climáticas determinará a temperatura das massas, assim, as que se formarem na zona polar serão frias e as das zonas tropical e equatorial, serão quentes. Da mesma forma, a origem oceânica ou continental irá determinar sua umidade que poderá, entretanto, variar com o deslocamento da massa por sobre regiões de umidade distinta.

MASSAS QUE ATUAM NO BRASIL
As zonas climáticas brasileiras são ifluenciadas pela atuação de cinco massas de ar:

1. Massa Equatorial Contineltal (mEc)
É uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias, principalmente no verão e no outono. No verão, avança para o interior do país provocando as “chuvas de verão”.

2. Massa Equatorial Atlântica (mEa)
É quente, úmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores). Atua nas regiões litorânes do Norte do Nordeste, principalmente no verão e na primavera, sendo também formadoras dos ventos alísios de nordeste.

3. Massa Tropical Atlântica (mTa)
Origina-se no Oceano Atlântico e atua na faixa litorânea do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida, provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste a partir do seu enconttro com a Massa Polar Atlântica e as chuvas de relevo nos litorais sul e sudeste, a partir do choque com a Serra do Mar. Também é formadora dos ventos alísios de sudeste.

4. Massa Polar Atlântica (mPa)
Forma-se no Oceano Atlântico sul (próximo à Patagônia), sendo fria e úmida e atuando subretudo no inverno no litoral nordestino (causa chuvas frontais), nos estados sulinos (causa queda de temperatura e geadas) e na Amazônia Ocidental (causa fenômeno da friagem, queda brusca na temperatura).

5. Massa Tropical Continental (mTc)
Originada na Depressão do Chaco, é quente e seca e atua basicamente em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste.

13 comentários:

Anônimo disse...

e durante o inverno e o verao podem colocar separado por favor

Anônimo disse...

???? que anonimo???

Anônimo disse...

Demais! 10 x 0 na minha apostila de Geo. Continuarei acompanhando...

Anônimo disse...

bom tbm

Anônimo disse...

Obrigado tirei 10 valendo 10!!!

Continuarei aconpanhaqndo.

Biel,11 anos

Anônimo disse...

Obrigada, o seu post me ajudou bastante (y)

Anônimo disse...

Nordeste a partir do seu enconttro com ... - Enconttro? Pff.

Anônimo disse...

Parabens!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito obrigado pela ajuda, já passamos na Sao Francisco. Gracias

Anônimo disse...

adorei.são 23 horas, não dormi nada ,trabalhei o dia inteiro e achei aqui resposta para 19 duvidas!!! demais parabéns!!!

Anônimo disse...

vlaw vc ajudou muito eu precisava disso p/ avaliação da 7° ano de geografia vlaw :))) xD

Anônimo disse...

nossa, obrigada você me ajudou muito para o meu trabalho de geografia

Luanna , 11 anos

Anônimo disse...

nossa, você me ajudou muito para o meu trabalho de geografia

Luanna,11 anos