terça-feira, 28 de abril de 2009
Alunos brasileiros ficam menos de quatro horas por dia na escola
O Brasil está mesmo preparado para a gripe suína?
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Questões Propostas
1 - Sobre os fusos horários, é INCORRETO afirmar que:
a) no Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.
b) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial, que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich.
c) no Brasil e em muitas outras áreas do globo, os limites teóricos são substituídos por limites práticos que levam em conta fronteiras políticas.
d) no Brasil e em muitos outros países do globo, as diferenças de fusos horários devem-se à grande extensão longitudinal de seus territórios.
2 - Observe:
1. Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, cada um equivalendo a 15° no sentido das longitudes.
2. O equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas.
3. Quando o Meridiano de Greenwich marcar 19 horas, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30ºW, a hora legal será de 21 horas.
4. O Brasil possui 3 fusos horários, todos situados ao oeste de Greenwich.
5. Um avião, ao cruzar a linha internacional (da data), no sentido oeste-leste, retrocede 1 (um) dia no calendário.
Estão corretos apenas os itens:
a) 2, 4 e 5;
b) 1, 4 e 5;
c) 1, 3 e 4;
d) 3, 4 e 5;
3 - “A cartografia pode ser entendida como uma disciplina que abrange o desenvolvimento científico e a melhoria de técnicas usadas na comunicação dos dados relacionados espacialmente."
Sobre o tema, é incorreto afirmar:
a) O bom uso da linguagem cartográfica compreende a capacidade de entendimento dos símbolos utilizados na representação dos fenômenos geográficos.
b) A indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.
c) O traçado de curvas de nível, ou isoípsas, é um dos recursos cartográficos utilizados para representar o relevo terrestre.
d) Na projeção cartográfica de Mercator, a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário.
4 - Considere as seguintes afirmativas:
I. O crescimento urbano desordenado, comum em países desenvolvidos, contribui para o processo de aquecimento global.
II. A temperatura diminui do Equador em direção aos pólos.
III. A temperatura em cidades localizadas em áreas de serra é mais elevada que aquelas de cidades localizadas próximo ao litoral.
IV. A pressão atmosférica diminui gradativamente ao escalarmos uma montanha.
V. As queimadas no Brasil não contribuem para o processo do aquecimento global.
São ERRADAS as afirmativas:
a)I,III,V
b)I,II,III
c)II,III,IV
d)II,IV,V
5 - Os climogramas 1, 2, 3 e 4, abaixo, representam dados de precipitação pluvial, nas barras verticais, em mm, e de temperatura média mensal em °C, na curva, de quatro cidades brasileiras, e correspondem, respectivamente, aos climas:
a) equatorial, subtropical, tropical e semi-árido
b) tropical, subtropical, equatorial e semi-árido
c) tropical, semi-árido, subtropical e equatorial
d) subtropical, tropical, semi-árido e equatorial
6 - Em conseqüência da grande extensão territorial, da posição geográfica e da configuração do seu território, da posição geográfica e da configuração do seu território, o Brasil é abrangido por 3 (três) fusos horários. Assim, quando em São Paulo forem 12 horas, em Manaus e São Luis serão, respectivamente:
a) 12 e 11 horas
b) 11 e 12 horas
c) 12 e 13 horas
d) 13 e 12 horas
7- No Brasil, a variedade de climas existentes está relacionada a diferentes fatores. Entre aqueles considerados dinâmicos, temos as massas de ar. Em virtude da grande extensão territorial que o Brasil possui, nosso país apresenta cinco massas de ar agindo sobre o território, cada uma delas apresentando características relativas à temperatura e à umidade. Por exemplo: a Massa ............... caracteriza-se como ...................
a) Equatorial Atlântica - quente e úmida.
b) Equatorial Continental - fria e úmida.
c) Tropical Atlântica - fria e seca.
d) Tropical Continental - quente e úmida.
8. Qual das opções abaixo faz uma associação INCORRETA entre os tipos climáticos brasileiros e sua localização espacial?
a) Clima Tropical Semi-úmido - Predomina na porção continental do território nacional, principalmente no Planalto Central e em trechos do Sudeste e do Nordeste.
b) Clima Tropical Úmido ou Atlântico - Faixa costeira, do Rio Grande do Sul até São Paulo, podendo aparecer também ao longo da porção oriental da bacia do rio Doce e em parte da Zona da Mata Mineira.
c) Clima Tropical Sem i-árido - Predomina no sertão nordestino e em parte do médio vale do rio São Francisco.
d) Clima Equatorial - Toda a região Sudeste e parte norte do Paraná.
9. Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
Valeu galera aí está o Gabarito.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Recantos Potiguares (03) Barragem de Santa Cruz em Apodí
Recantos Potiguares (02) Arco do Triunfo - Caicó
domingo, 19 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
Energia Eólica e Maremotriz no Rio Grande do Norte
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Divulgados relatórios de tortura por agentes da CIA.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
PETROBRAS - Nova Jazida
sábado, 11 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Sexta Feira Santa
A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Igreja Católica
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
O SEGREDO DAS NAÇÕES
Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2000 anos e são pobres.
Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis.
Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate o mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do mundo.
Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa.
A raça ou a cor da pele também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.
Qual é então a diferença?
A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e pela cultura.
Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:
A ética, como princípio básico.
A integridade.
A responsabilidade.
O respeito às leis e regulamentos.
O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
O amor ao trabalho.
O esforço pela poupança e pelo investimento.
O desejo de superação.
A pontualidade.
Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.
Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.
Somos pobres porque nos falta atitude. Falta-nos vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.