quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Expectativas de Respostas Geografia UFRN 2012

Questão 9 : Assunto - Bases geológicas do RN e Economia Mineral

A) A área 1 corresponde à ocorrência da bacia sedimentar e a área 2 ao cristalino.

B) A crise da mineração no RN, durante a década de 80, no que concerne a exploração da scheelita, deu-se no contexto do aumento da oferta desse minério no mercado internacional a partir da entrada da China que passou a oferecer o minério a preços muito mais baixos do que o produto brasileiro,tomando os nossos tradicionais mercados consumidores (EUA e Japão) e também devido à recessão econômica na qual o mercado brasileiro encontrava-se inserido nessa década.


Questão 10 : Assunto - Hidrografia e Impactos socioambientais.

A) Na área rural mostrada na figura 1, o rio apresenta menor predisposição para transbordar,pois nota-se a vegetação ciliar razoavelmente preservada o que denota também um menor processo de assoreamento reduzindo,portanto, o potencial de transbordamento do rio.

B) As enchentes são as principais ocorrências causadas pelo transbordamento de rios em áreas urbanas, devido ao processo de assoreamento e ao avanço da malha urbana sobre suas margens.


11 : Assunto - População (Estrutura Etária)

De acordo com o que o gráfico demonstra verifica-se a tendência da redução do quantitativo de jovens,devido à reducão do número de filhos por casal e,consequentemente, do C.V. .Observa-se também a tendência do aumento do número de idosos na população,devido a melhoria na qualidade de vida, que provoca o aumento da longevidade.


12:Fluxos Migratórios ,Geopolítica e Economia.

A) A construçãodo Muro de Berlim deu-se durante o período da Guerra Fria, fortemente marcada pela bipolarização do mundo entre as ideologias do capitalismo e do socialismo, provocando uma cisão na geopolítica mundial entre o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o bloco socialista, liderado pela antiga URSS.

B) O muro que separa as fronteiras do México com os EUA foi construído no contexto do aumento do fluxo migratório entre as duas nações,sentido México-EUA, permeado pela concretização do NAFTA, em 1994, que facilitou as trocas comerciais entre as nações da América do Norte, que se caracteriza por ser uma Zona de Livre Comércio,portanto, não possibilitando o livre trânsito de pessoas entre as nações.


OBS.:CARO ALUNO, É NECESSÁRIO LEMBRAR QUE COMO SE TRATAM DE QUESTÕES SUBJETIVAS AS EXPECTATIVAS DE RESPOSTAS AQUI APRESENTADAS PODEM SOFRER PEQUENAS VARIAÇÕES.

FORTE ABRAÇO DA EQUIPE DE GEOGRAFIA DO CIS.

2 comentários:

Jeanderson Porto disse...

Professor, na questão 10 letra A,eu poderia falar que os fatores ambientais,como a vegetaçao eo solo, facilitam um melhor aproveitamente da agua em excedente? faciltando uma melhor infiltarçao dessa agua no solo? e na B, é certo falar que em areas urbanas o que o ocorre é uma desestruturaçao na infra-estrutura? obrigado.

Jeanderson Porto disse...

professor , na quetão 10 letra A, é certo dizaer que os fatotres ambientais, como a vegataçao e o solo,facilitam um melhor aproveitamento dessa agua em exedente?facilitando uma melhor infiltarçao dessa agua no solo?e na letra B,é certo fala que nas areas urbanas o que ocorre com um elevado fluxo que agua é uma desestruturaçao na ifra-estrutura?