sábado, 22 de outubro de 2011

SIMULADO UNIFICADO - Chave de respostas (História)

Caros alunos, eis a chave de resposta da prova de HISTÓRIA do nosso Simulado Unificado.

QUESTÃO 1

A) Passagens identificáveis:

“(...) período em que nosso tempo prefere reconhecer nossa infância, o verdadeiro começo do ocidente atual”.

“Malgrado a real crueldade destes tempos medievais em muitos domínios da vida cotidiana, é cada vez mais difícil aceitar a ideia de que ‘medieval’ seja sinônimo de ‘atraso’ e ‘selvageria’”.


Explicando a passagem 1:

Compreensão da formação da sociedade medieval como o nascimento do ocidental.


Explicando a passagem 2:

A sociedade medieval, apesar de instaurar um cotidiano violente marcado pelas tradições bárbaras, produziu um universo cultural rico e diversificado. Universidades, literatura, arte e até ciência são exemplos possíveis.


B) Heranças

  • Judaico-cristã: Igreja Católica; Cristianismo; Cristandade.
  • Greco-romana: Colonato; Clientela; Direito Romano; Igreja Católica (se não for cidadã para herança judaico-cristã).
  • Bárbara: Comitatus; Beneficium; Cavalaria (compreende o universo militar).

2.
O aluno deve
  • Fazer menção correta aos documentos apresentados;
  • Explicação
    Identificar a relação entre o aumento da quantidade de metais preciosos na sociedade europeia e o aumento gradativo dos preços das mercadorias, que foram supervalorizadas no mercado devido à abundância de riquezas concentradas nas mãos da elite. Argumentar que, devido à concentração de riqueza nas mãos da elite, a população comum ou pobre se tornou cada vez mais excluída da atividade de consumo porque os salários não acompanharam o aumento dos preços, o que provocou grande inflação.
3.

  • Identificar no documento 1 a ideia apresentada de uma sociedade democrática que gerou mobilidade social e possibilitou certo acúmulo de riqueza entre as populações pobres.
  • Identificar no documento 2 o contraponto à ideia do primeiro texto, qual seja, a de que houve certa democratização da riqueza na sociedade das minas. A autora afirma a ideia de que a pobreza foi intensificada entre aqueles que foram excluídos das instituições mineradoras ou comerciais.
4.

A)
Possibilidades
  • Movimento de caráter burguês; racionalismo (cientificismo); individualismo; materialismo; laico ou anticlerical; antropocentrismo; anti-absolutista; antimercantilista; defensor dos direitos naturais (liberdades públicas e igualdade perante a lei).

B)
Identificação e explicação de um desdobramento, podendo ser:
  • Conjunto das revoltas: Conjuração Mineira; Conjuração Baiana; Revolução Pernambucana de 1817; Confederação do Equador; Revolução Praieira.
  • Outros: medidas pombalinas (como despotismo esclarecido); constituição de 1824; avanço das ideias liberais na Regência e no Segundo Império (Ex.: Abolicionismo e Republicanismo).

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