segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EURO CIS (Visita ao Louvre - o Código de Hamurábi)


Queridos alunos,
já que estamos todos estudando no presente momento a chamda "Antiguidade Oriental", abrangendo a história das sociedades que se desenvolveram na região do Crescente Fértil (Egito e Mesopotâmia), aqui vai um presentinho pra vocês: uma foto minha e do professor Henrique Lucena, em nome de todo o CIS, ao lado da famosa estela que contém registradas as leis que compõem o "Código de Hamurábi", o mais antigo conjunto de leis escritas da história da humanidade. O monumento se encontra atualmente no Museu do Louvre, em Paris, no setor de História Antiga.
Apenas para reforçar o que vocês já sabem: Hamurábi foi membro e líder da primeira dinastia do Império Babilônico, que conquistou e dominou vários povos e cidades na região da Mesopotâmia no século XVIII a.C. Vale a pena lembrar que tais conquistas não resultaram numa unificação da Mesopotâmia (e isso não aconteceu em momento algum da história antiga).
O Código de Hamurábi representa fortemente um dos primeiros tipos de relações sociais entre as populações locais e um conjunto de leis imposto pelo Estado teocrático que tinha o objetivo de moralizar a sociedade.
Um abraço em todos e não reparem na feiúra dos modelos da fotografia, apenas absorvam o significado histórico deste monumento da história humana.
Mariano de Azevedo.

4 comentários:

victot.jvsc disse...

Legal o monumento! Mariano, qual a diferença entre unificação e centralização? É porque na apostila tem dizendo que os acádios tiveram um breve período de centalização do império, mas em seu texto diz que nunca houve uma unificação. Mas não entedi! Acho que estou confundindo os conceitos! Abraços, Victor Cabral

Luísa disse...

ô presentãoooo! rss

Anônimo disse...

O texto tá ótimo, morri de inveja de não estar aí!! Mas tá faltando postar o gabarito da apostila, né?

Mariano de Azevedo disse...

Caro Victor, a diferença entre os termos está na maneira como entendemos o contexto político da Mesopotâmia. No caso, eu disse que nunca houve uma unificação DA Mesopotâmia, pois a região nunca foi dominada por um único Estado imperial. Por outro lado, ocorreram algumas centralizações políticas NA Mesopotâmia, isto é, algumas cidades-estado exerceram políticas expansionistas e chegaram a conquistar algumas outras. É o caso dos acádios que você citou e, mais importante, dos neobabilônicos de Nabucodonosor, por exemplo.

Espero que a dúvida tenha sido esclarecida.

Obrigado pelo comentário e esteja sempre participando conosco, pois sua contribuição é valiosa para todos nós.

Abraço.